Frente parlamentar discute oferta do exame de mamografia

A Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, presidida pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), reuniu-se na tarde desta segunda-feira (14/06), na Câmara Municipal, para saber se a população ainda enfrenta dificuldades para realizar o exame de mamografia na Capital.

Eliana ressaltou o problema a ser discutido, e questionou o que pode ser feito para resolver a problemática. “Precisamos ter a vontade de passar para a comunidade o que tem de bom no nosso sistema público de saúde, para defender e ajudar as mulheres de Fortaleza”.

O Secretário Municipal de Saúde, Alex Mont'Alverne, esclareceu que não há nenhum registro de filas para solicitar o exame de mamografia em hospitais públicos e postos de saúde, e que a rede de equipamentos que ofertam a demanda da capital está preparada. Segundo ele, o problema é que as mulheres de Fortaleza não se interessam em saber mais informações a respeito do exame. Atualmente, são realizadas 6.500 mamografias por mês na capital.

O vereador Audízio Oliveira (PTN) questionou o fato das pessoas que estão na fila não conseguirem fazer o exame, enquanto pessoas que não estão na fila conseguem realizar o exame por fora. Por causa disso, o parlamentar sugeriu a criação de uma comissão para visitar os postos de saúde da capital que fazem isso.

Para concluir, a vereadora Eliana frisou que será dada continuidade à campanha “Mamografia é Lei”, para fazer um elo com o Executivo, e que também serão realizadas reuniões de três em três meses com os chefes dos distritos para avaliar a resultado da campanha na capital. Estavam na ocasião a vereadora Amélia Bezerra (PTN), representantes do Gonzaguinha da Barra, Gonzaguinha de Messejana, das Regionais I e V e as assessoras dos vereadores Eliane Novais (PSB) e João Alfredo (PSOL), estes membros da Frente Parlamentar.

Fonte: Câmara de Fortaleza