PCdoB/CE: Comunistas discutem projeto político para 2010

Militantes do PCdoB estiveram reunidos neste final de semana, em diversos municípios, para discutirem o projeto político do partido para as eleições de 2010. As reuniões municipais tiveram os objetivos de aprofundar os debates com as bases militantes e eleger os delegados para a convenção estadual que acontecerá no dia 26 de julho.

Seção de Fortaleza

Na abertura da sessão de Fortaleza, o presidente municipal do PCdoB, Luis Carlos Paes falou sobre o processo exitoso de debate com os militantes para o exercício da democracia interna do partido e, como conseqüência, para a formação de uma política “justa e acertada”.

O presidente Estadual Partido, Carlos Augusto Diógenes (Patinha), fez a descrição do atual momento político brasileiroe dos avanços do país. “Teremos em 2010 uma grande batalha política”, enfatizou.

Durante as reuniões, lideranças comunistas destacaram o momento histórico pelo qual o Brasil está passando e a importância da eleição de Dilma Rousseff para a continuação do projeto político desenvolvido pelo presidente Lula da Silva.

O deputado Estadual Lula Morais, ressaltou o crescimento do Partido Comunista nos últimos anos e as experiências vitoriosas do partido no poder executivo, com o ganho de 5 prefeituras no Estado nas eleições municipais. “O PCdoB é um partido que sabe administrar”, afirmou. Para Lula Morais as eleições de 2010 representam a confirmação da soberania brasileira,com distribuição de renda e desenvolvimento.

O deputado Federal Chico Lopes destacou a importância da candidatura feminina e competente à presidência da república. “ Foi com Dilma que o Brasil descobriu o pré-sal e foi Dilma que ‘pariu’ um dos projetos mais relevantes para o desenvolvimento do Brasil, o PAC, tirando do papel muitas obras que trarão crescimento, principalmente para o Nordeste. Por isso temos que fazer a nossa parte, não deixando o país retroceder”, enfatizou o deputado.

Na ocasião, também foi levantada a importância da reeleição de Cid Gomes, de dois senadores da Coligação, e do aumento das bancadas de deputados estaduais e federais. Pessoas comprometidas com o projeto iniciado pelo governo Lula.

O município de Maracanaú contou com a presença de grandes lideranças sindicais que compõem o partido. Segundo o vereador comunista e presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Chico Barbeiro, o município tem muito a contribuir com o projeto do partido para as eleições. “Maracanaú avançou muito nas discussões de bases e estamos na luta para mobilizar os militantes para uma grande vitória”, ressaltou.

A presidente municipal do PCdoB de Pacatuba, Jaira da Rocha, também citou o processo de mobilização no município. “Estamos todos reunidos, desde as bases, com um só objetivo, de construir um Brasil mais igual”, afirmou.

Em Beberibe além da discussão do projeto eleitoral e da escolha dos delegados para a convenção estadual, houve também a composição da nova diretoria do partido, representada pelos professores Alan Kardec, presidente, e Iran Carvalho , vice-presidente.

Para Iran Ribeiro, deve haver um grande trabalho de fortalecimento do partido no interior do Estado. “Já tivemos muitas conquistas com os parlamentares comunistas que representam o Ceará no âmbito nacional, como e o caso do senador Inácio Arruda e do deputado federal Chico Lopes, e também no âmbito estadual com o mandato desenvolvido pelo deputado Lula Morais que tem sempre lutado com a gente”, finalizou.

Principais pontos do projeto político do PCdoB –Ceará para as eleições de 2010:

Diante deste quadro, a direção estadual do PCdoB afirma o caráter estratégico das eleições de 2010 e por esta razão centrará sua atuação nesta importante batalha política articulando-a com a sua crescente atuação nas diversas frentes dos movimentos sociais e no debate de ideias em curso na sociedade brasileira acerca da elaboração de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que deve ter como centro o fortalecimento da nação brasileira, a ampliação da democracia, o crescimento econômico sustentável, a redução das desigualdades regionais e a valorização do trabalho. Quanto às eleições o Comitê Estadual aprovou as seguintes orientações:

1. Propugnar pela manutenção da atual frente de partidos democráticos e progressistas que governa o Estado, nucleada pelo PSB, PT, PMDB e PCdoB, buscando a reeleição do Governador Cid Gomes, cujo trabalho tem permitido significativos avanços, através da construção de uma infraestrutura necessária à elevação do padrão de desenvolvimento do Ceará, além de importantes investimentos nas áreas de educação e saúde, o que vai resultando na consequente melhoria das condições de vida dos cearenses;

2. Lutar pela eleição de dois senadores integrantes da frente democrática e progressita e comprometidos com a continuidade do projeto de mudanças em curso no Ceará e no Brasil;

3. Defender a participação dos comunistas na chapa majoritária por entender que o PCdoB é hoje uma força política expressiva no Ceará, contando com diversas lideranças respeitadas na sociedade;

4. Desenvolver todos os esforços visando ampliar a representação do PCdoB cearense na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, com a eleição de dois deputados federais e pelo menos dois deputados estaduais, para o que é necessária uma intensa mobilzação e o empenho da combativa militância partidária;

A vitória das forças democráticas e progressistas, e em particular do PCdoB, nas eleições vindouras depende essencialmente da capacidade de sua militância em apresentar suas propostas e dialogar com os mais amplos segmentos sociais.

Fonte: Assessoria Lula Morais