Limoeiro do Norte recebe Fórum de Educação do Ceará

Após promover no ano passado, em todas as regiões do Ceará, debates sobre qualidade de ensino, o Fórum de Educação do Ceará dá prosseguimento às suas atividades em 2010. Esta semana, o município de Limoeiro do Norte recebe o Fórum, na quinta-feira, 17 de junho, às 19h, no Auditório da Fafidam, com expectativa de participação de 200 professores, gestores e representantes de pais de alunos.

Fórum de Educação 2010

O tema dos debates este ano é “O desafio da educação na contemporaneidade: o papel dos professores, dos gestores e das famílias no processo de ensino”. O objetivo da nova série de reuniões do Fórum é debater com os profissionais da educação e demais interessados na área aspectos relacionados à educação na contemporaneidade e as relações entre os diferentes protagonistas deste processo (professores, gestores e famílias).

“Queremos debater o papel de cada um na busca pela educação de qualidade e buscar soluções para os problemas do cenário da educação de hoje”, afirma o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), cujo mandato promove o Fórum. “É também uma forma de intensificar o diálogo entre a sociedade civil, os gestores públicos e os parlamentares, para buscar políticas públicas de enfrentamento aos desafios da educação”, acrescenta Chico Lopes.

Debates: realidades locais

Em cada cidade que recebe uma reunião do Fórum é promovida uma mesa-redonda, com quatro horas de duração, reunindo professores, gestores e representantes de pais de alunos, membros dos conselhos escolares.

Além de Limoeiro do Norte, os municípios de Iguatu e Cascavel já receberam debates do Fórum de Educação do Ceará em 2010. Na sequência, um debate-síntese será realizado em Fortaleza, em 24 de junho, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), concluindo as atividades do Fórum.

“Através das reuniões do Fórum de Educação, levamos a discussão sobre esse tema às diversas regiões do Estado. Ao final, teremos uma amostra do que pensam os professores, gestores e pais de alunos sobre o que se deve fazer para favorecer a aprendizagem”, explica a coordenadora do Fórum, professora Samia Helena de Souza.

Local e programação

A reunião do Fórum de Educação do Ceará em Limoeiro acontece esta quinta-feira, 17 de junho, às 19h, no Auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), na Av. Dom Aureliano Matos, 2058. Na ocasião, haverá uma conferência com o professor Tancredo Lobo, da Universidade Regional do Cariri (URCA), seguida de debate com todos os presentes.

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Imprensa – Dep. Federal Chico Lopes – PCdoB-CE