Ato marca um ano da derrubada do diploma para jornalistas

Para marcar um ano da desastrosa decisão do STF de derrubar a exigência do curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão, o Sindjorce realiza protesto nesta quinta-feira, dia 17 de junho, a partir das 11 horas, na Praça da Imprensa.

Campanha dos jornalistas

Na data, sindicalistas, jornalistas e futuros profissionais chamarão a atenção da sociedade para a urgência da aprovação das duas PECs que tramitam no Senado e na Câmara dos Deputados com a finalidade de restabelecer a obrigatoriedade do diploma.Os manifestantes vestirão as camisas "VOTE SIM: PEC DO DIPLOMA – Jornalistas Profissionais do Brasil" e os diretores do Sindjorce distribuirão aos profissionais a Cartilha do Jornalista, editada no dia 7 de abril em comemoração ao Dia do Jornalista. "A bíblia do jornalista", como está sendo chamada a cartilha, contém os regulamentos sobre os direitos e os deveres dos profissionais, tais como o Código de Ética dos Jornalistas, o capítulo da CLT sobre a nossa categoria diferenciada, o capítulo das Comunicações da Constituição Federal, as Convenções Coletivas de Trabalho dos jornalistas dos meios impressos e eletrônicos, o modelo de contrato de trabalho para assessores de imprensa, enfim, tudo o que os jornalistas precisam saber para defender a si e à sociedade.

Além de pedir agilidade na aprovação das PECs do Diploma no Congresso Nacional, os manifestantes também denunciarão a emissão indiscriminada de registros profissionais de jornalista pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Até o fim do mês de maio, antes do primeiro aniversário da derrubada do diploma, 1.098 registros foram emitidos em todo o Brasil para não-diplomados.

A denúncia sobre as reiteradas tentativas dos veículos de comunicação de desregulamentar a profissão também será feita no Parlamento. O líder do governador Cid Gomes (PSB) na Assembleia Legislativa do Estado, deputado Nelson Martins (PT), e o líder da Prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), ocuparão as tribunas dos Legislativos Estadual e Municipal para lembrar o primeiro aniversário da derrubada do diploma.

E para amplificar ainda mais o grito dos jornalistas e estudantes de Jornalismo do Ceará em defesa da profissão e contra a série de ataques do patronato contra a organização da categoria, o Sindjorce publicará uma nota pública nos três principais jornais do Estado.

Participe do Ato em Defesa das PECs dos Jornalistas e ajude a nossa categoria a reconquistar um direito que nos foi roubado, sem direito a recurso, pela Suprema Corte de Justiça do Brasil.

Fonte: Sindjorce