Sem categoria

Temer é indicado vice na chapa de Dilma à Presidência

Deputado federal Michel Temer teve indicação aprovada por 560 dos 660 votos da Convenção Nacional do PMDB. A definição do vice dá um novo impulso à candidatura da ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência, além de garantir um espaço relativamente grande de propaganda gratuita na TV.

Presidente da Câmara dos Deputados e presidente nacional do PMDB, o deputado Michel Temer (SP) foi urgido, neste sábado, 12, como indicado do partido para ser candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Dilma Rousseff, do PT. Dos 473 convencionais (que tiveram direito a 660 votos), 84,8% votaram em Temer.

Outros 14,3% (95 votos) foram para o ex-governador do Paraná Roberto Requião ser o candidato a presidente da República. Menos de 1% (4 votos) foram em Antônio Pedreira. Candidato a presidente em 1989 pelo extinto PPB, Pedreira queria, mais uma vez, disputar a presidência, desta vez pelo PMDB.

Pela manhã, Michel Temer disse que o PMDB não teria papel coadjuvante na aliança com o PT para a disputa das eleições presidenciais. "Não estamos fazendo um ajuntamento de pessoas, o PMDB está fazendo um ajuntamento de ideias", disse.

Ao desembarcar em Brasília, a ex-ministra Dilma Rousseff foi recebida por uma comitiva petista e todos se dirigiram, em comboio, para a convenção do PMDB que homologará o nome de Michel Temer na vaga de vice da chapa governista.

Caindo sem para-quedas

Questionada pela Agência Estado se considerava que a oficialização da aliança com o PMDB, já definindo o vice, dava vantagens competitivas contra o adversário José Serra – que ainda não sabe quem terá por vice – a petista recorreu à ironia: "Antigamente, os candidatos à Presidência, no Brasil, tinham vice. Não sei avaliar a situação deles."

Com a candidata desembarcaram o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, a ex-ministra Marta Suplicy e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, além de parlamentares e integrantes do núcleo de campanha da candidata.

Aos colegas, o ministro Padilha fez um comentário sobre o discurso de José Serra na convenção do PSDB em Salvador: "Ele disse que não caiu de para-quedas (na política). Tem razão. Ele está caindo, nas pesquisas, sem para-quedas."

Com Agência Estado