Políticos, professores e estudantes debatem instalação da UNILAB

A implantação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira – UNILAB – no município de Redenção, no Ceará, foi tema de uma grande audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (10.06), no município de Redenção, reunindo políticos, prefeitos, estudantes e professores da região do Maciço de Baturité.

Inácio Arruda em audiência pública

O senador Inácio Arruda, relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado do projeto de Lei que cria a UNILAB, ressaltou na ocasião, a importância de um empreendimento educacional federal deste porte para todos os municípios da região e anunciou a vinda do presidente Luis Inácio Lula da Silva para lançar a pedra fundamental da universidade, numa solenidade que contará com a presença de embaixadores dos países africanos, do Timor-Leste e de Macau, e de comunidades quilombolas.

Inácio anunciou também que será o relator do projeto de lei que cria a UNILAB na Comissão de Educação e Cultura, para ele, a mais importante por ser de mérito. Atualmente, o projeto tramita na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Além do senador Inácio Arruda, a audiência pública convocada pela prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra, contou com a presença, entre outros, dos deputados federais Chico Lopes(PCdoB-CE) e Eudes Xavier(PT-CE), do deputado estadual Lula Morais(PCdoB-CE), e do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Teixeira, além de representantes da UFC, da UNEGRO, da UNE, da UBES, dos estudantes secundaristas e secretários municipais de Redenção, dos jornalistas e vereadores dos municípios vizinhos.

Abraçar a causa

"A UNILAB é nossa", disse o senador, explicando que na CCJ foram afastadas todas as emendas que tinham como objetivo tirar a universidade do Ceará.

“Precisamos abraçar esta causa”, convocou, acrescentando dois importantes motivos de se instalar a Unilab em Redenção: foi o primeiro município brasileiro a acabar com a escravidão, fato de grande simbologia; e, enquanto os outros estados contam com várias universidades federais, o Ceará só tem uma, a UFC.

“A UNILAB será a segunda universidade federal a ser implantada no Estado, um empreendimento que vai atrair uma série de empresas ligadas a educação, proporcionando progresso para todos os municípios beneficiados”.

Finalizando, o senador Inácio Arruda fez questão de ressaltar que, se não fosse o presidente Lula não havia UNILAB. Mas disse também que, apesar de ser um desejo de Lula é também o anseio do povo.

E Redenção representa este anseio. “Lula mudou a mentalidade da política brasileira e precisamos dar continuidade ao que ele começou”, ressaltou. Lula apresentou um projeto para o país que “nos orgulhamos muito”. E fazendo uma comparação com o futebol, disse que o Lula está dando um “banho de cuia” em todos esses políticos que já governaram o Brasil.

Título de Cidadão

Emocionada, a prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra, lembrou que a luta para trazer a UNILAB para o município não foi fácil e agradeceu o esforço dos parlamentares cearenses que lutam no Congresso Nacional para a concretização desse sonho. Já o vereador Ronaldo Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Redenção, anunciou no final da solenidade, que apresentou projeto de lei propondo o Título de Cidadão de Redenção ao presidente Lula, ao senador Inácio Arruda, ao governador Cid Gomes e aos deputados Chico Lopes, Eudes Xavier e Lula Morais.

Saiba mais sobre a UNILAB

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda