Sem categoria

PSDB do Ceará rompe com Cid Gomes e quer lançar candidato

Para garantir um palanque menos vexatório para o presidenciável José Serra (PSDB), os tucanos do Ceará anunciaram nesta sexta-feira que irão lançar candidato próprio ao governo do Ceará pondo fim a quatro anos de um apoio informal ao governador Cid Gomes (PSB), aliado do PT e da pré-candidata Dilma Rousseff. O nome do pretenso candidato tucano ainda não foi anunciado.

A situação do PSDB do Ceará era única no Nordeste. A decisão, após uma longa reunião na noite desta quinta-feira, abriu um palanque completo para o pré-candidato tucano José Serra, que antes pegaria carona na campanha de reeleição do tucano Tasso Jereissati ao Senado. A rigor, para o presidenciável pouca coisa muda já que Tasso ainda é a maior liderança tucana no estado. Para Tasso, a situação fica um pouco mais complicada, já que sem o apoio do governador, o tucano pôs em risco sua reeleição.

Ao comentar a decisão dos tucanos, o governador Cid Gomes, que tentará a reeleição, afirmou que não gosta de ser pressionado. Durante evento no Complexo Portuário e Industrial do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, Cid disse que tem um cronograma a cumprir nesse aspecto eleitoral e que, se o PSDB achou de decidir por um candidato, isso é questão deles. O governador tem sido pressionado a escolher entre Tasso e o ex-ministro da Previdência, José Pimentel (PT), como companheiro de chapa majoritária para a segunda vaga ao Senado. Até o momento, o governador só definiu seu apoio à pré-candidatura do deputado Eunício Oliveira para uma das duas vagas.

Ele informou que neste sábado, 12, estará em Guaramiranga dando prosseguimento a contatos que mantém com os aliados em torno da definição de composições eleitorais.

Com agências