Noite de festa no Ginásio Coberto

Convenção da Frente Popular do Acre oficializa candidaturas de Tião, Jorge e Edvaldo

Frente Popular do Acre

Agora é pra valer: Tião Viana concorre ao governo do Acre e Jorge Viana e Edvaldo Magalhães, ao Senado da República nas eleições de outubro. O lançamento oficial das três candidaturas foi realizado com festa na noite de ontem, no Ginásio Coberto Álvaro Dantas, no bairro Aeroporto Velho.
Os três candidatos subiram ao palanque junto ao governador Binho Marques e às demais lideranças da Frente Popular do Acre, que deverá lançar pelo menos 300 candidaturas a deputado estadual e 24 a federal.

Participaram também representantes de cada um dos 14 partidos que compõem a FPA (PT, PC do B, PSB, PDT, PP, PTB, PV, PR, PRB, PTC, PHS, PT, PSDC e PRP) e alguns dos candidatos a deputado estadual e federal pela coligação.

O chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, compareceu ao evento representando o governo federal e a candidata pelo PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. “No Acre agora se constrói uma história inédita para todo o país: a união de uma frente popular. Um exemplo a ser seguido pelo Brasil e toda a América Latina. Parabéns a todos”, disse Carvalho.

dsc_6396.jpgA população se fez presente em grande número. Segundo estimativa dos organizadores, o espaço comportou cerca de dez mil pessoas durante a convenção. As bandeiras, os balões e os cartazes se confundiam com a multidão, transformando em festa o encontro político. “Há pelo menos mais três mil pessoas lá fora”, disse o apresentador do evento, o militante André Kamai, diante de um ginásio completamente lotado.
Candidatos ao Senado

Após quatro anos sem mandato, o ex-governador Jorge Viana voltou aos palanques. Em seu discurso, agradeceu o carinho da população e disse ter sido “convocado novamente para uma missão de muita responsabilidade: levar para frente um importante projeto que representa o desejo dos acreanos”.

“O sonho de concretizar nosso projeto se tornou realidade. Vou pedir apoio de todos, porque ainda há muito o que fazer, e esse sonho continua dentro de nossas consciências. Temos que trabalhar com humildade e pé no chão.”

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Edvaldo Magalhães (PC do B), disputa a segunda vaga ao Senado. O deputado acredita que a grandeza do movimento político empregado pela coligação dos partidos que compõem a FPA não existe em lugar nenhum do país.

Edvaldo brincou ao relatar um episódio vivido por ele recentemente. Segundo o deputado, um colega questionou a possibilidade de ele ficar ofuscado por estar ao lado de uma pessoa de peso como Jorge Viana. “Eu prefiro ficar eternamente sobre as sombras de uma castanheira a passar para o lado de árvores menores”, declarou, referindo-se ao senador Geraldinho Mesquita (PMDB-AC), que durante o mandato, trocou duas vezes de partido.
Fidelidade partidária

dsc_6259.jpgEm sua fala durante a convenção, o governador Binho Marques lembrou o dia em que se reuniu com os partidos da FPA no mesmo local – no Ginásio Coberto – com receios de que o projeto da Frente Popular do Acre viesse a sofrer baixas com a mudança de governo, após o fim do mandato de Jorge Viana. Ele agradeceu o apoio e a confiança da população, que o elegeu governador em 2006.

“Estamos mais focados que nunca em nosso projeto de desenvolvimento social e sustentável. Para seguir em frente, devemos contar com o apoio do governo federal na pessoa da Dilma Rousseff. Infelizmente, hoje temos uma pequena divergência com a senadora Marina Silva [ex-petista e candidata à Presidência pelo PV] sobre como chegar lá. E o voto do Acre na Dilma vai ser o maior exemplo de fidelidade partidária”, afirmou.
“Tenho todos os sonhos do mundo”

Da Redação

dsc_6349.jpg“Estou pronto para levar o Acre ainda mais adiante”, disse Tião Viana ao ter seu nome confirmado como candidato a governador. “O Jorge Viana e o Binho levaram o Estado para as localidades mais isoladas, para os locais onde vivem as pessoas mais pobres do Acre. Ambos fizeram muito, mas é preciso fazer ainda mais, porque as necessidades ainda são muitas. Eu estou pronto para isso porque tenho todos os sonhos do mundo. E um de meus sonhos é fazer com que o Acre avance muito no combate às desigualdades sociais”, completou, num dos discursos mais emocionados naquela que já é considerada uma das maiores convenções da história política do Acre.

Tião Viana compareceu ao evento acompanhado da mulher Marluce Cândida, dos filhos Virgílio e Catarina e do pai, o ex-deputado Wildy Viana, de 82 anos. Diante dos familiares e amigos, Viana disse que vai “percorrer cada palmo do território acreano falando da necessidade de a Frente Popular conquistar o terceiro mandato consecutivo e derrotar os aliados de José Serra”.

“Além de derrotar seus aliados, nós precisamos fazer da Dilma Rousseff nossa presidente e derrotar o Serra, como demonstração da indignação pela grande traição que eles fizeram contra o povo brasileiro, quando tiraram pelo menos R$ 110 milhões da Saúde”, disse Tião Viana, ao se referir ao fim da CPMF.
O candidato lembrou os valores éticos e morais da senadora Marina Silva, candidata a presidente pelo PV, mas disse ficar “completamente à vontade” para pedir votos para Dilma Rousseff. Eleger a candidata do presidente Lula, segundo Tião Viana, seria uma forma de os acreanos demonstrarem a gratidão pelo governo federal que mais ajudou o Acre. “Os acreanos têm uma dívida de gratidão com o presidente Lula, e a forma de demonstrar isso é votando na candidata dele, que é também a candidata dos brasileiros que acreditam na necessidade de manutenção dos índices de desenvolvimento do país.”

Ele anunciou também que iniciará a campanha conversando francamente com o povo acreano. “Vou falar de coração aberto, com o coração para fora, porque estamos vivendo um momento importante e temos que manter essa oportunidade de avançarmos cada vez mais em busca do combate às desigualdades”, disse. “Quero ser o governador para fazer aquilo que o Jorge Viana e o Binho não conseguiram. E olhem que esses dois escreveram seus nomes na história como os maiores governadores que o Acre já teve. Mas o governo, mesmo com o esforço, não chegou a Jurupari, um dos lugares mais isolados e mais pobres do Acre. Nós vamos chegar a Jurupari e incentivar a geração de emprego e renda para as comunidades, com fortes investimentos no setor produtivo. Quero dizer que estou pronto para essa nova tarefa.”