Sem categoria

Deputados do PCdoB criticam alta dos juros e exigem mais empregos

A elevação da taxa básica de juros anunciada pelo Conselho Monetário nacional (COPOM) vem sempre acompanhada pelos palavras de protesto dos comunistas. Na Câmara dos Deputados, eles usaram o microfone para manifestarem “surpresa e indignação” com o anúncio feito na quarta-feira (9) do aumento da taxa para 10,25%.

Para o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), a medida é um “passo para trás” e representa um risco à atual fase positiva de desenvolvimento do País, colocando em risco a geração de empregos, sob o argumento de tentar conter a inflação.

A líder do Partido na Câmara, deputada Vanessa Grazziotin (AM) lembrou que na segunda-feira (7) foi anunciado o crescimento da economia no primeiro trimestre deste ano, que ficou em 9%, “o que demostra que já superamos a crise vivida durante o ano passado. E mais do que isso, que o Brasil está preparado para enfrentar essa nova crise econômica mundial, que desta vez vem de países europeus.”

Ela avalia que o segundo aumento consecutivo na taxa de juros, uma alta de 0,75%, significa um duro freio no crescimento de nossa economia. “Penso que o Conselho Monetário, a área econômica, está exagerando. Nós precisamos é de geração de novos empregos no Brasil”, criticou.

Para Chico Lopes, que considera "surpreendentemente alta" a elevação da Selic em 0,75%, a alegação de que a alta das taxas de juros servem para conter a inflação “não convence”, lembrando que, mesmo com as quedas muito significativas da taxa Selic ao longo do governo Lula, as taxas de juros no Brasil ainda estão entre as mais altas do mundo.”

Prêmio Bonsai

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) decidiu conceder o “Prêmio Bonsai de Economia” ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Premiação que ilusoriamente criou e entregou a Meirelles, em razão do novo aumento da taxa básica de juro. “Por que, contrariando a orientação do governo do Presidente Lula, as necessidades da sociedade brasileira, mais uma vez o Banco Central aumenta a taxa Selic.

Ela argumentou não existirem dados que apontem para a retomada da inflação por demanda no horizonte próximo. “A própria redução do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9% verificados no segundo trimestre de 2009, para 1,5% em igual período deste ano e a variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCE) de abril, da ordem de 0,14% em relação a maio, já contradizem essa expectativa”, alegou.

A deputada explicou a origem no nome da premiação. “Bonsai é a arte de criar miniaturas de plantas. Apesar das características de árvores maduras – dão flores e frutos –, elas têm pouco crescimento.”

De Brasília
Márcia Xavier