Sem categoria

Cineasta Berenice Mendes defende Conselho Nacional de Comunicação

A principal proposta da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) é a criação de um Conselho Nacional de Comunicação. A informação é da cineasta Berenice Mendes, integrante da Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

O conselho seria constituído de diversos segmentos da sociedade: empresários, movimentos sociais, profissionais de comunicação e representantes do governo. “Isso não pode ser tarefa de poucos, tem que ser uma tarefa da sociedade como um todo”.

Berenice Mendes acredita que a transição tecnológica provocou a necessidade de elaborar um novo marco regulatório para a comunicação social. “A nossa legislação tem mais de 40 anos e não atende mais nem à realidade tecnológica nem à realidade social, política e econômica que o Brasil vive hoje”, disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília.

Segundo a cineasta, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, deve apresentar esta manhã o relatório final da Confecom, em audiência pública na Câmara dos Deputados. Também participam do encontro os ministros José Artur Filardi, das Comunicações, e Juca Ferreira, da Cultura.

Realizada em dezembro de 2009, a Confecom teve mais de 600 propostas aprovadas. Entre elas, medidas que visam à melhoria na qualidade da programação televisiva e o incentivo à leitura de livros e jornais.

Fonte: Agência Brasil