Participação Popular: Conjunto habitacional já tem novo nome

Na noite da última quarta-feira, dia 2 de junho, ocorreu a Assembleia Popular para a escolha do nome do conjunto habitacional do projeto de reurbanização e reassentamento do açude João Lopes. O evento foi coordenado pelo Conselho Gestor que fiscaliza a obra, formado por representantes de entidades e movimentos dos bairros Ellery, Monte Castelo e São Gerardo e contou com a presença de 120 pessoas que compareceram à praça principal do Ellery.

A votação, em cédula, aconteceu após a apresentação e defesa dos dez nomes que disputaram a preferência dos moradores e no final, venceu o nome de Maria José Gomes dos Santos, conhecida como dona Pedra.

Quem foi Maria José Gomes (Dona Pedra)?

Nasceu no município de Canindé (CE), em 1922 e veio para Fortaleza em 1973, morando desde esta época no bairro Ellery. Foi casada com o operário Raimundo Gomes dos Santos, com quem teve 13 filhos. Participou ativamente do movimento pela construção da igreja católica do bairro, destacando-se na organização de atividades com o objetivo de mobilizar a comunidade para arrecadar recursos que visavam a construção do prédio. Foi uma das fundadoras da Associação e da Creche Comunitária do Bairro Ellery, na década de 1980. Nesta época, apoiou o movimento em defesa da moradia e participou das ocupações realizadas pelas famílias de “sem teto” da região, destacando-se a do açude João Lopes, em agosto de 1987 e a Ocupação Novo Tempo, no bairro do Monte Castelo, em junho de 1992. Faleceu em janeiro de 2009, aos 87 anos.

Resultado da votação

Cadastrados: 120
Votantes: 119
Válidos: 112
Nulos: 7
Brancos: 0

Maria José Gomes (Dona Pedra) – 87
Zilda Arns – 11
João Lopes – 6
Francisco Antônio Guimarães (Querido) – 2
Jaqueline Carneiro – 2
Dom Aluísio Lorscheider – 1
Mandacaru – 1
Rachel de Queiroz – 1
Bergson Gurjão – 1
Emília de Freitas – 0

Site realiza consulta

O sítio do bairroellery também realizou consulta para saber a opinião dos internautas sobre o assunto. A enquete foi ao ar até o dia 2 de junho e teve 88 participações. Dona Pedra também ganhou, obtendo 40 votos. Em segundo lugar, com 25 indicações, ficou Francisco Antonio Guimarães (Querido), liderança do bairro Monte Castelo.

Fonte: Sítio do Bairro Ellery