Ilustres professores recebem título de cidadão goianiense

Anette Scotti e Nelson Machado recebem título de Cidadão Goianiense. Sessão Especial será realizada no dia 11 de junho, às 20 horas, no plenário da Câmara Municipal de Goiânia. Proposição do vereador Fábio Tokarski (PCdoB).

A Câmara Municipal de Goiânia prestará homenagem a dois ilustres brasileiros no dia 11 de junho. Nesta data, Anette Scotti Rabelo e Nelson Machado receberão o título de Cidadão Goianiense, às 20 horas, conforme proposição do vereador Fábio Tokarski (PCdoB). 

Segundo o parlamentar, a Sessão Especial demonstra o compromisso de Goiânia e Goiás com a democracia e o desenvolvimento da nação.

Professora Anette Scotti

Mineira de Belo Horizonte, Anette Scotti Rabelo é fundadora do movimento Ação Popular, criado em 1961, junto com estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição pela qual se graduou em História e Didática. Também fez parte dos movimentos Juventude Escolar Católica (JEC) e Juventude Universitária Católica (JUC).

A professora chegou à Goiânia em 1963, quando começou a lecionar no Colégio Lyceu. Na mesma época, desenvolveu trabalho social em Itauçu, criando o clube das mães, o que provocou sua prisão por 15 dias e a invasão das casas de seus familiares. Em 1970 foi presa novamente, por um ano e meio. Depois de libertada, voltou a residir na Capital goiana.

Fonoaudióloga por formação, trabalhou com educação especial a partir de 1974. Dois anos depois, no departamento de Psicologia da antiga Universidade Católica de Goiás (UCG), fundou o curso de Fonoaudiologia, do qual foi diretora. Tem doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pela Universidade de Barcelona, na Espanha.

Nelson Machado

O professor nasceu na cidade paulista de José Bonifácio. Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), atua como professor de Contabilidade na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Campos Sales, da Capital paulista. Também é secretário Executivo do Ministério da Fazenda e presidente do Conselho da Caixa Econômica Federal.

Machado também foi Ministro de Estado em duas oportunidades. Ocupou interinamente a pasta no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no governo Luiz Inácio Lula da Silva, de 19 de novembro de 2004 a 22 de março de 2005. Entre 21 de julho de 2005 a 29 de março de 2007 foi titular do Ministério da Previdência Social.

Devido à militância política, foi preso durante a ditadura militar no antigo Centro Penitenciário de Atividades Industriais do Estado de Goiás (Cepaigo). A prisão fez com que sua família se mudasse para Goiânia.

Fonte: Alfredo Mergulhão (www.fabiotokarski.com.br)