UJS AL aprova apoio à Frente Popular por Alagoas

O Espaço Cultural Linda Mascarenhas em Maceió recebeu no último fim de semana, 05 e 06 de junho, os jovens participantes do 10º Congresso da UJS Alagoas. Foram dois dias de intensos debates em torno do tema do 15º Congresso Nacional da UJS – “Pra Ser Muito Mais Brasil”.

Com a participação de jovens de seis municípios do estado, o 10º Congresso da UJS em Alagoas foi realizado num clima de animação e otimismo para enfrentar os próximos desafios da juventude de construir um Brasil melhor e uma Alagoas desenvolvida. A presidente em final de mandato, Mirelly Câmara, apresentou as teses ao congresso, debatidas pelos participantes.

Foram realizados ainda no primeiro dia painéis sobre os temas “Transformar o Otimismo em Mobilização”, com Cláudia Petuba, e “Soberania, Desenvolvimento Nacional e a construção do Socialismo no Brasil”, com o professor Carlos Müller. No segundo dia do Congresso reuniram-se as frentes do movimento estudantil secundarista e universitário. Em seguida foi realizado debate sobre Conjuntura Política na América Latina e no Brasil, com o vereador pelo PCdoB em Maceió, Marcelo Malta.

O Congresso culminou com a realização de um Ato Político, em que foi discutida a importância do embate político eleitoral, com o engajamento da UJS na campanha e eleição dos candidatos comprometidos com a luta pelas ideias debatidas durante todo o congresso.

Compuseram a mesa que conduziu os debates a presidente da UJS AL, Mirelly Câmara, as coordenadoras do DCE da UNEAL, Isabela Silva, e do DCE da UFAL, Sílvia Oliveira, o dirigente da UNEGRO/AL, Adriano Santos, o representante da CTB, Sinval Costa, o vereador do PCdoB em Maceió, Marcelo Malta, e os candidatos do PCdoB à Câmara Federal, Cláudia Petuba, diretora da UNE e coordenadora do DCE da UFAL, e o candidato pela Frente Popular por Alagoas, ao Senado Federal, Eduardo Bomfim, presidente estadual do PCdoB.

Eduardo Bomfim foi contundente em sua intervenção, ao afirmar que as eleições são momento de aferição do nível de consciência política de um povo, citando Engels. Prosseguiu afirmando que a despeito da grande mídia nacional, que procura desqualificar a atividade política, o povo brasileiro tem demonstrado que sabe identificar seus reais interesses, com o grande apoio dado ao governo de Lula.


Segundo Bomfim, os partidos políticos, os movimentos sociais, como o estudantil, da juventude e sindical, são indispensáveis e é fundamental o engajamento da juventude socialista na batalha eleitoral que se avizinha, “de importância tal, pela definição de rumos para a nação, que é comparável à luta pela queda da ditadura”, destacou.

Cláudia Petuba afirmou que está preparada para cumprir seu papel nos debates que tomarão conta do País e do estado durante o processo eleitoral, que terá caráter plebiscitário – “o eleitorado brasileiro decidirá se o País quer continuar e avançar com o projeto de desenvolvimento nacional com soberania e crescente justiça social, ou se quer o retrocesso representado pelo projeto neoliberal”.

Foi aprovado o apoio da UJS-AL às candidaturas comprometidas com o avanço do desenvolvimento do Brasil e de Alagoas: Edvaldo Nascimento, vereador pelo PCdoB em Delmiro Gouveia, candidato a deputado estadual, Cláudia Petuba, candidata da juventude do PCdoB e da UJS para deputada federal, Eduardo Bomfim ao Senado Federal, Ronaldo Lessa (PDT), candidato ao governo do Estado pela Frente Popular por Alagoas, de oposição à candidatura do governador tucano à reeleição, e de apoio à candidatura de Dilma Roussef à presidência da República.

A plenária final elegeu os delegados ao 15º Congresso Nacional da UJS e a nova Direção Estadual que conduzirá a UJS nas próximas batalhas. A presidente reeleita, Mirelly Câmara, comemorou a participação decisiva das jovens mulheres na UJS no estado e a candidatura de Cláudia Petuba à Câmara Federal, aclamada pelo Congresso.


A nova direção estadual da UJS em Alagoas: Anahí Bezerra, Claudia Petuba, Hugo Cavalcante, Jaffia Alves, Jorge Fernando, Junior Pinheiro, Laudemmy Layon, Leila Conceição Dias, Lindinaldo Freitas de Alencar, Maria Lucyelma da Silva, Maria Luiza, Mariana Tenório, Mirelly Câmara (Presidente), Rafael Cardoso e Silvia Oliveira.

De Maceió, Selma Villela.