Plataforma da Juventude é lançada durante Festival no Ceará

Aconteceu no último sábado (5), no espaço Veias Abertas da América Latina, no I Festival das Juventudes de Fortaleza, o Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes, documento que pretende reunir reivindicações e propostas de movimentos e entidades sociais do país.

Antes do lançamento oficial da Plataforma, o Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (Fonajuves), o Fórum Nacional de Juventude Negra (Fonajune), a União de Negros pela Igualdade (Unegro), a União Nacional de Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Fórum de Juventude do Rio de Janeiro e o Fórum Nacional de Hip Hop, participaram, do debate "É Possível Unificar as Lutas das Juventudes?".

As entidades discutiram a possibilidade de reunir em um só documento as principais propostas de cada grupo, de modo a elaborar um texto que respeite a diversidade.

Segundo Afonso Tiago, secretário de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, a importância da criação da Plataforma das Juventudes está na possibilidade de união de pessoas representantes de movimentos diferentes. Para ele, os diversos pontos de vistas e experiências agregadas são fundamentais para que seja criada uma pauta comum da juventude brasileira.

Durante o ato de lançamento, foram ouvidas as opiniões e sugestões dos jovens e movimentos sociais participantes do Festival. Cada grupo, com suas propostas específicas, ajudou a fortalecer a elaboração do texto do documento. "A gente não tem a pretensão de que daqui saia a resolução dos movimentos juvenis, mas é uma contribuição, uma reflexão das pessoas que estão aqui, que serão somadas com outras propostas", explicou Afonso.

O processo de sistematização e operacionalização das informações começou a partir do credenciamento dos participantes e movimentos sociais que integrariam o Festival. Durante os 4 dias de realização do evento, as entidades presentes discutiram, de forma autogestionária, as principais reivindicações do grupo.

Com as propostas em mãos, a Secretaria de Juventude da cidade vai analisar cada argumento e elaborar um texto oficial, que contemple as principais exigências de cada movimento. "Depois que nós chegarmos ao denominador comum, os representantes de cada organização devem assinar o documento, como forma de aderir à Plataforma e demonstrar que são responsáveis pelas ideias".

O documento final será apresentado aos candidatos à presidência da república e aos representantes de governos estaduais, na forma de uma pauta unificada da juventude

Fonte: Adital