Criação da UNILAB será votada no Senado nesta quarta-feira

O Projeto de Lei da Câmara – PLC 63/2010, que a cria a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira – UNILAB – na cidade de Redenção, no Ceará, será votado nesta quarta-feira (09.06) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, atendendo a um pedido de urgência do senador Inácio Arruda, relator do projeto.

UNILAB

A matéria já foi aprovada em todas as comissões técnicas da Câmara dos Deputados, o que reforça, segundo o senador Inácio Arruda, “sua importância e pertinência”. Escolhido relator do projeto de criação da Unilab na CCJ, o senador Inácio Arruda quer aprovar a nova universidade antes do Senado entrar em recesso no mês de julho.

O presidente Lula, em pronunciamento realizado no dia 10 de maio, confirmou a instalação da Unilab, em Redenção, primeiro município brasileiro a libertar escravos, em 1883. Na ocasião, Lula destacou a importância da universidade, que vai promover o intercâmbio cultural de estudantes brasileiros com o Continente Africano.

Um dos objetivos da UNILAB é incentivar estudos que tenham como foco o desenvolvimento de ciência e tecnologia, apresentando um projeto político-pedagógico ousado, assim como o da Unila e o da Uniam, visando a integração internacional.

O projeto de lei que prevê a criação da Unilab em Redenção, tramitando atualmente na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, segue depois para as Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Educação, Cultura e Esporte , esta última em decisão terminativa.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda