Sem categoria

Orlando reclama de descaso do governo paulista com Morumbi

O Governo Federal está frustrado com a falta de empenho da cidade e do Estado de São Paulo na adaptação do Estádio do Morumbi as regras da Fifa para utilizá-lo na Copa do Mundo de 2014, afirmou nesta segunda-feira o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Em tom político, o ministro criticou a demora da prefeitura e do Estado, que são administrados pelo consórcio PSDB-DEM, partidos de oposição ao Governo Federal, em dar uma solução para o impasse em torno do Estádio do Morumbi.

"O Morumbi é um problema de São Paulo e não do São Paulo (clube). Quem indicou o Morumbi para Copa foram a cidade e o Estado de São Paulo. Acho que cidade e o Estado precisam assumir suas responsabilidades. A palavra está com eles", afirmou Orlando Silva.

"Me frusta não ver uma atitude mais ativa da cidade e do Estado de São Paulo no que diz respeito ao projeto do Morumbi. O São Paulo Futebol Clube sozinho é incapaz de resolver um problema desse tamanho", emendou o ministro do Esporte.

São Paulo reivindica fazer o jogo de abertura da Copa 2014, mas, segundo uma fonte do Governo Federal, "as chances são remotíssimas". "O prefeito Kassab me falou que o plano B está pronto. Eles querem Pitiruba. Agora, é preciso dizer isso claramente", declarou a fonte, que pediu para não ser identificada.

Lentidão nas reformas

O Estádio do Morumbi precisa de profundas obras para se adapatar as exigências da Fifa. O clube não detêm recursos para fazer os investimentos e precisa de ajuda do Governo local para se preparar.

"O Governo e cidade de São Paulo não querem botar tanto dinheiro e a alternativa é o São Paulo buscar um fundo garantindo esses investimentos", acrescentou a fonte.
Apesar do alerta feito pela Fifa, Orlando Silva garantiu que o cronograma de obras estruturais para o Mundial de 2014 não está atrasado, mas reconheceu que as cidades-sedes precisam "colocar o pé no acelerador".

"Até aqui foi um período de preparação institucional. Foi um período de treinos. Depois da África do Sul, as obras vão sair do papel e entraremos na fase de jogo", analisou Orlando Silva.

"A Copa no Brasil tem um ritmo que precisa ser acelerado. O avião está decolando e ainda não atingiu a velocidade de cruzeiro", acrescentou.
O ministro minimizou o alerta da Fifa ao lembrar que, somente há duas semanas, a entidade aprovou os projetos das cidades sede para reformas e contrução de estádios para a Copa do Mundo de 2014.

"A Fifa deu um passo importante somente há duas semanas quando aprovou todos os estádios da Copa", alertou Orlando Silva. "Nossa relação com a Fifa é a melhor possível. Seria impossível se fazer um Mundial sem um relacionamento transparente e afetivo", adicionou ele.

Fonte: Terra