Sem categoria

BP de jacta de tirar metade do óleo que está poluindo o Golfo

Neste domingo (6), o 48º dia do desastre ecológico no Golfo do México, o presidente da British Petroleum (BP), Tony Hayward, disse em Londres que a empresa já está conseguindo recuperar cerca de 10 mil barris diários de petróleo, enquanto o poço danificado polui as águas num ritmo de 19 mil barris-dia. Hayward, porém, prometeu que "vamos limpar o óleo e tudo ficará em seu estado original".

"Graças a um 'funil' instalado para captar o óleo que se derrama no Golfo do México neste momento, o 'funil' recupera uns 10 mil barris de petróleo por dia, provavelmente mais da metade do óleo que escapa do poço", disse Hayward.

O executivo asseverou que a BP recuperará o Golfo, devolvendo-o ao seu estado original. "Este é um compromisso absoluto", proclamou. Os ambientalistas, porém, mostram-se céticos e acham que o trabalho pesado ficará para os plâncton, pequenos organismos marinhos capazes de processar o óleo derramado, possivelmente ao longo dos próximos mil ou 2 mil anos.

A maré negr se estende atualmente por um raio de 320 km em torno do poço danificado e dividiu-se em milhares de pequenas manchas. A informação foi dada neste domingo pelo comandante da Guarda Costeira dos EUA, almirante Thad Allen.

A BP já foi uma empresa mista sob controle estatal. Mudou de dono durante as agressivas privatizações do governo Margaret Thatcher, com as ações sendo vendidas, em fatias, entre 1979 e 1987.

Da redação, com agências