Valton Miranda – Coluna Resistência: Xadrez político

.

O jogo do xadrez político está em pleno andamento no Brasil. Não há como desligá-lo da peleja mais ampla que está sendo jogada no mundo. Neste sentido os EUA locomotiva do sistema capitalista perderam a hegemonia absoluta, mas seu poderio militar é indiscutível.

Partindo do princípio de que os grandes colapsos do capitalismo são resolvidos pela guerra como em 14-18 e 39-45, não é fora de cogitação pensar que a atual situação de belicosidade entre as duas Coréias, a insistência norte-americana em penalizar o Irã e o incidente provocado por Israel (braço armado dos EUA no Oriente Médio) ao atacar um comboio pacífico que se dirigia há Faixa de Gaza na Palestina, prenunciam como as trombetas de Jericó ações guerreiras mais abrangentes.

A diplomacia brasileira e o governo Lula entram neste jogo propondo uma nova ordem internacional, baseada no diálogo com a proposta de resolver as disputas pelo argumento e não pela bomba. Neste ponto duas orientações mundiais se chocam também no Brasil: a orientação da elite econômico-financeira de São Paulo que sempre esteve de joelhos diante dos norte-americanos representada pela candidatura do ex-governador de São Paulo José Serra e a outra que se exprime através da candidatura petista de Dilma.

Valton Miranda Leitão é médico psicanalista

Fonte: Blog do Valton Miranda

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho