Ciclovias de Aracaju serão copiadas em PE

Aracaju é modelo para as demais capitais do Nordeste no que diz respeito ao fomento de meios de transporte alternativos, em especial a bicicleta. O programa cicloviário da capital sergipana despertou o interesse da Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco, que pretende copiar o modelo de Aracaju em Recife e em mais 14 municípios da Região Metropolitana.

O coordenador do grupo de trabalho 'Ciclovias Metropolitanas do Recife', Marcelo Bione, que representa Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco, está em Aracaju para conhecer melhor as ações e os projetos implantados na capital brasileira da qualidade de vida, que se orgulha de ter a maior extensão de ciclovias por habitante do país.

"Aracaju é hoje referência para todos no que tange à melhoria do trânsito urbano a partir do uso de bicicletas. Minha visita a esta cidade tem como objetivo conhecer cada detalhe do sistema cicloviário local, como custos, implantação, articulação e políticas públicas", explica Bione.

Segundo ele, Recife, que é conhecida pelo Carnaval e pelo potencial turístico, hoje também quer ser reconhecida pela ciclomobilidade. Mas o estado de Pernambuco ainda não vive essa experiência. Apenas Recife tem ciclovias, e, de acordo com Marcelo Bione, elas não têm articulações nem continuidade. São fragmentadas, o que impossibilita o uso diário da bicicleta como meio de transporte.

"Recife tem apenas 14 km de ciclovias, ainda voltadas para o turismo. O que queremos é aprender com o exemplo de Aracaju e colocar as bicicletas no cotidiano das pessoas. Transformar as ciclovias não apenas em atrativos para o turista, mas também em um meio seguro, mais barato e rápido para locomoção. Queremos trabalhadores e estudantes fazendo parte desse novo modal", declara o representante do Governo de Pernambuco.

Projeto

Pernambuco articula hoje, através da Secretaria de Estado das Cidades, um plano de construção de ciclovias integradas em 15 municípios, incluindo Recife. Em parceria com órgãos como o Detran, DNIT, Denatran e outros, o projeto está em fase de elaboração.

"Minha visita a Aracaju se faz muito importante neste momento de articulação e busca de conhecimento sobre a operação das ciclovias. Nosso plano é consolidar e validar esse trabalho em Pernambuco, assim como Aracaju vem fazendo nos últimos anos", ressalta Marcelo Bione.