Inácio Arruda será relator do Projeto de Lei que cria a Unilab

O senador Inácio será o relator, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, do Projeto de Lei que a cria a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira – UNILAB – na cidade de Redenção, no Ceará. O presidente Lula, em pronunciamento realizado no dia 10 de maio, também confirmou a instalação da Unilab, em Redenção, primeiro município brasileiro a libertar escravos, em 1883.

Na ocasião, Lula destacou a importância da universidade, que vai promover o intercâmbio cultural de estudantes brasileiros com o Continente Africano. A matéria foi aprovada em todas as comissões técnicas da Câmara dos Deputados, o que reforça, segundo o senador Inácio Arruda, “sua importância e pertinência”. Escolhido relator da criação da Unilab na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Inácio Arruda quer aprovar a nova universidade antes do Senado entrar em recesso no mês de julho.

Um dos objetivos da UNILAB é incentivar estudos que tenham como foco o desenvolvimento de ciência e tecnologia, apresentando um projeto político-pedagógico ousado, assim como o da Unila e o da Uniam, visando a integração internacional.

O projeto de lei de sua criação foi enviado ao Congresso Nacional brasileiro em 20 de agosto de 2008. A Comissão de Implantação da UNILAB foi empossada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, em 14 de Outubro de 2008, presidida pelo Professor Paulo Speller, ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A Universidade será voltada aos países da África, mas inclui também Timor-Leste e Macau.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Senador Inácio Arruda – PCdoB