Lula Morais destaca Conferência Nacional da classe trabalhadora

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou, em pronunciamento na sessão desta terça-feira (1º/06), a realização da II Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), hoje, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O evento reúne as principais centrais sindicais do País para discutir uma agenda dos trabalhadores em prol de um projeto nacional de desenvolvimento com soberania e distribuição de renda.

De acordo com Lula Morais, os trabalhadores pretendem, por meio de uma unidade de ação, definir estratégias e apresentar um conjunto de propostas estratégicas para os próximos anos, capazes de promover o desenvolvimento do País. Segundo o parlamentar, as propostas serão encaminhadas a partir de seis eixos: crescimento com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno; valorização do trabalho decente com igualdade e inclusão social; o estado como promotor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental; democracia com efetiva participação popular; soberania e integração internacional; e direitos sindicais e negociação coletiva.

Com relação ao eixo 1, do crescimento com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno, Lula afirmou que as maiores preocupações dos trabalhadores estão relacionadas à educação, salário e renda, seguridade social e saúde, saneamento e resíduos sólidos, habitação, mobilidade e transporte urbano, políticas regionais de desenvolvimento e agricultura familiar. “Somente com esses aspectos do eixo 1 teremos um fortalecimento grande do mercado interno brasileiro. Dessa forma, os trabalhadores propõem para o Brasil um novo momento, novo futuro, com soberania, desenvolvimento e uma sociedade mais justa”, disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL