Chico Lopes defende funcionamento de hospitais universitários

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (01/06), em Brasília, com o secretário executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo Azevedo, parlamentares e representantes de universidades garantiu a continuidade do funcionamento dos hospitais universitários.

Segundo o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que participou do encontro, um parecer da Advocacia Geral da União recomendou o desligamento dos trabalhadores terceirizados e comissionados que prestam serviço a fundações e hospitais de universidades públicas. “Na reunião, foi encontrada uma solução para que os hospitais continuem funcionando, prestando serviço à população, sem necessidade de demissões”, ressalta Chico Lopes.

“Entre esses funcionários, há pessoas com 20, 25 anos de trabalho. Simplesmente demitir todas, de uma hora pra outra, poderia criar um grave problema social, além de inviabilizar o funcionamento das universidades, pois não há pessoal concursado para repor todas essas vagas, tão rapidamente”, afirma Lopes, enfatizando que as fundações e os hospitais mantidos por universidades prestam atendimento a milhões de brasileiros.

“Ficou definido que o governo vai elaborar um projeto de lei, a ser enviado à Câmara dos Deputados o quanto antes, com uma solução que preserve o trabalho desses funcionários”, destacou Lopes, membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Hospitais Universitários.

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE