Definida chapa majoritária das forças que apóiam Wagner

Ainda não é oficial, já que as convenções estaduais, que referendam e homologam a chapa majoritária, só ocorrem no dia 27 de junho. Mas o único nome que faltava para completar os que compõem a chapa, indicados pelo partido e aliados, foi anunciado no domingo (30/5), durante reunião da cúpula do PT baiano. O deputado federal Walter Pinheiro somou mais votos e se firmou como candidato, indicado pelo PT ao Senado na disputa com Waldir Pires. A outra vaga é ocupada por Lídice da Mata, do PSB.

“É um nome que tem qualidades para essa disputa, tanto quanto o de Waldir. E o mais importante é a definição da chapa que vai concorrer à reeleição do governador Wagner e a unidade das forças políticas que estão dando sustentação a esse projeto de continuidade das mudanças na Bahia”, comentou o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida. Com a definição do nome de Pinheiro, a chapa majoritária que tem à frente o governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, é formada por Otto Alencar (PP) na vice; e a deputada federal Lídice da Mata (PSB), repetindo a dobradinha com Pinheiro na disputa para o Seando – em 2008, os dois integraram a chapa para a Prefeitura, com Lídice candidata a vice e, Pinheiro, candidato ao cargo de chefe do Executivo Municipal.

O deputado federal e ex-secretário estadual de Planejamento venceu o “bate-chapa” frente ao ex-governador e ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, com 70% dos votos dos cerca de 300 delegados presentes ao encontro. “Agora, é constituir uma coordenação para a campanha com a participação de todos os partidos que compõem a frente e discutir o programa de governo, levando-se em conta, principalmente, os avanços que são necessários para essa próxima etapa do projeto encabeçado por Wagner”, defendeu Daniel Almeida.

O líder do PCdoB na Câmara Federal adianta que o partido está em fase de mobilização da militância e diretórios municipais para participar da Convenção Eleitoral, também no dia 27 de junho, em Salvador. O encontro servirá para referendar os pré-candidatos e pré-candidatas à Assembléia Legislativa e à Câmara, além do apoio à chapa majoritária da coligação em torno de Wagner. “E, analisando a montagem dessa chapa proporcional de deputados estaduais, já dar início, naturalmente, a todo o processo eleitoral com preparação da militância, das candidaturas e da base material para entrar na campanha, a partir de julho, com toda energia”, destacou Almeida.

Chapa proporcional

O partido ainda não definiu se lançará chapa própria ou se sairá em coligação na campanha para deputado estadual. “Para deputado federal, o mais provável é que seja formado um chapão com os outros partidos da frente. Quanto aos estaduais, o PCdoB se dispõe a fazer coligação com o PSB e tem dialogado com relação a isso. Acho que é um bom cenário e a alternativa a isso é sair sozinho, numa chapa própria”, afirmou o presidente do PCdoB, adiantando que, no próximo dia 12/6, o Comitê Estadual irá se reunir para elaborar uma proposta, a qual será apresentada durante a Convenção do partido, com sugestões para o encaminhamento da campanha e das pré-candidaturas.

De Salvador,
Camila Jasmin