Saúde da mulher é tema de audiência pública na Assembleia

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta sexta-feira (28/05), audiência pública para debater a política de atenção à saúde da mulher no município de Fortaleza, em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A discussão foi proposta pelo deputado João Ananias (PCdoB), em parceria com a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), co-autora do requerimento.

Audiência Pública Saúde da Mulher

O deputado disse que a saúde do ser humano é um direito e, quando se trata da saúde da mulher, ganha uma importância maior, "porque sempre assistimos, historicamente, a uma desigualdade que as deixou legadas como se seus direitos fossem mais curtos que os dos homens".

João Ananias ressaltou, ainda, que é preciso resgatar esses direitos para que se consiga identificar não apenas os avanços ocorridos, "mas também as barreiras, para retirá-las do caminho".

Eliana destacou que o município de Fortaleza teve avanços na área da saúde da mulher, mas o setor merece uma maior atenção dos governantes. De acordo com ela, não adianta fazer inúmeras campanhas se, quando uma mulher procura atendimento, não encontra.

"É preciso fazer uma reflexão e lutar para humanizar cada vez mais o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente, a mamografia e o parto, que são procedimentos dolorosos em que a mulher precisa estar tranquila", complementou.

O vereador Iraguassu Teixeira (PDT) informou o desrespeito ao usuário precisa ser solucionado, pois as pessoas chegam às 4h nos postos de saúde para conseguir marcar uma consulta. Além disso, ele afirmou que é enorme a dificuldade quando a paciente tem uma queixa mamária. "A mamografia elas até conseguem. Mas, se for solicitada uma ultrasonografia, a espera é longa", acrescentou.

A representante da Casa Vida, entidade de apoio criada pela Rede Feminina do Instituto do Câncer, Silvia Lopes, salientou que, embora já tenham acontecido vários avanços, o que se percebe é uma "via crucis" para que a mulher tenha um diagnóstico precoce. "Eu espero que aqui, hoje, se possa, realmente, tratar a saúde como bem maior e identificar os pontos de maior dificuldade, para encontrarmos as soluções", disse.

A coordenadora da União Brasileira das Mulheres, Francileuda Rodrigues Soares, informou que existem vagas para mamografia nos hospitais do município, mas não estão sendo realizadas. "Precisamos saber o que está acontecendo. Gestão nenhuma vai resolver os problemas, se não tivermos um hospital humanizado. Temos que lutar também pela descriminalização do aborto, que deve ser tratada como questão de saúde pública e de justiça social", afirmou.

Por fim, a ouvidora da Secretaria de Saúde do Estado, Ana Paula Girão, parabenizou ao deputado João Ananias e à vereadora Eliana, autores do requerimento, e destacou a importância das policlínicas para a saúde da mulher, que estão sendo construídas por todo o Estado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL