Parlamentar do PCdoB é empossado como 1° vereador índio do Ceará

Em concorrido ato que mobilizou cerca de mil e quinhentos participantes, a Câmara Municipal de Crateús deu posse, na noite da última quinta-feira (27/05), a Renato Gomes da Costa – Índio Renato – para assumir uma cadeira no parlamento municipal.

Posse Índio Renato

Estiveram presentes, além de várias comunidades de Crateús, representantes dos municípios de Novo Oriente, Poranga, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Quiterianópolis, Caucaia e Pacutuba, além do Prefeito de Crateús Carlos Felipe (PCdoB), do vice Mauro Soares, membros da Polícia Militar, representante da Secretaria de Educação do Estado, da FUNAI, Sefaz e vários secretários municipais.

Maria Helena Gomes abriu os pronunciamentos. A mãe do Índio Renato passou em revista a luta das comunidades indígenas pela sua afirmação e a sua própria luta para sobreviver, estudar e compreender o que diziam os intelectuais. Atuante nas últimas três décadas desde as comunidades eclesiais de base com apoio de D. Fragoso até hoje, na militância no movimento indígena e no PCdoB. “Este espaço que agora assumimos foi conquistado com muito esforço e determinação. A partida desta caminhada foi dada por D. Fragoso que acreditou nas pessoas. Este apoio ajudou a construir cidadãos conscientes do seu papel e possibilitou o resgate da identidade indígena que havia sido soterrada por quinhentos anos de massacre”, afirmou.

Segundo Helena, a Câmara joga importante papel para o apoio às lutas das comunidades, no passado nas ocupações da ‘terra prometida, terra livre’, e outros espaços. “Já tivemos a oportunidade de contar com o apoio de vereadores para nossa luta. Agora faremos deste mandato, mesmo que temporário, um instrumento a serviço do povo”, afirmou destacando ainda o apoio do prefeito Carlos Felipe, “que assumiu com um compromisso de apoio mútuo quando esta escola ainda era um barracão – que funcionava com muita dignidade mais sem nenhum conforto. Esse compromisso tem assegurado todas essas conquistas, inclusive a possibilidade de a gente ter esse espaço no parlamento”, finalizou.

Fizeram pronunciamentos em seguida o Vice Prefeito, todos os vereadores destacando a força da liderança do Índio Renato no movimento indígena e no município. O representante da FUNAI ratificou que sabe da capacidade de trabalho e articulação política do novo vereador e que esta missão que ele assume será um estágio para outros futuros cargos.

O prefeito Carlos Felipe afirmou que “as conquistas dos indígenas em Crateús como em outros cantos do Brasil, nada mais é do que a confirmação de que não é possível extinguir a cultura de um povo. Os brancos massacraram os incas, os tupamaros, os mais de cem milhões de indígenas brasileiros e durante quinhentos anos foi negado a esses povos o direito a sua identidade. Os brancos lhes tiraram a terra, proibiram e tentaram exterminar a sua língua, e por fim mataram os guerreiros e tomaram suas mulheres como objetos de prazer, mas, a miscigenação fez nascer um povo novo que vai aos poucos tomando consciência das suas origens e resgatando os seus valores mais caros que é sua língua, cultura, rituais e ritmos para maior enriquecimento das diversidades e valores democráticos da nossa sociedade”, enumerou Carlos Felipe. O prefeito finalizou afirmando que “os compromissos do município com as comunidades indígenas e de resto com toda família crateuense será permanente e indissolúvel porque esta é uma das premissas para a construção de uma sociedade justa”.

O Vereador Adriano das Flores (PCdoB), que está se afastando do mandato para assumir a  Secretaria de Infraestrutura do município, agradeceu o apoio dos colegas vereadores e afirmou ter plena convicção de que o seu substituto jogará importante papel tanto na Câmara Municipal quanto na articulação da ação parlamentar com os movimentos sociais.

O Presidente da Câmara convocou o Índio Renato para cumprir juramento e fazer, em seguida, o seu pronunciamento inaugural. Demonstrando muita emoção, Renato agradeceu a presença das comunidades e personalidades presentes. “O cargo que passarei a ocupar é compreendido por mim como mais uma missão das muitas que já cumpri ao longo da minha militância nos movimentos sociais. Tenho clareza de que esta conquista faz parte da luta de todos nós”, afirmou.

Índio Renato acrescentou ainda: “Pretendo transformar essa estada na Câmara como um espaço para fazer repercutir as reivindicações das comunidades e do povo como também, junto com o PCdoB, ajudar a administração de Crateús liderada por Carlos Felipe, a avançar nas mudanças prometidas ao povo deste município”, finalizou emocionado.

O carinho das diversas etnias e de seu povo, os Potyguara, era sentido pelo grande número de populares e lideranças não só indígenas, mas também do movimento social e sindical presentes. Os diversos sons emitidos pelos guerreiros indígenas cada vez que era citado o nome de Renato, Cacique dos Potyguara, criou uma energia cósmica que parece ter mobilizado a natureza que brindou os presentes com uma chuvinha amenizando a aridez de mais de vinte e cinco dias sem nenhuma chuva.

Escrevi o que vi. É muito emocionante ver este povo comemorando uma conquista e renovando as esperanças de novas vitórias alcançadas na luta dentro do nosso Partido.

De Crateús,
Francisco Soares (Cabo Chico)

Leia também:

Chico Lopes destaca posse do primeiro índio vereador no Ceará

Primeiro vereador índio do Ceará é filiado ao PCdoB