Lula Morais destaca desempenho econômico do Brasil

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou, em plenário nesta sexta-feira (28/05), que o Brasil está em um caminho de progresso e desenvolvimento. “Nos próximos cinco anos deveremos ser a quinta economia do mundo. Hoje somos uma economia emergente, em crescimento e com distribuição de renda”, considerou.

Ele disse que enquanto a Europa vive uma crise e sua economia está em fase de desaceleração, países como Brasil, Índia e China se destacam. Para o deputado, este bom desempenho é resultado da intervenção e dos investimentos do Estado na economia. “Os neoliberais foram muito mais perversos para a economia brasileira e para a manifestação política do que a ditadura. O neoliberalismo não tem pátria”, disse.

O parlamentar destacou que apesar do avanço nos indicadores econômicos ainda existe a dificuldade de substituir a política monetarista, sempre focada no objetivo de pagar os bancos. “É esta questão que atrapalha o nosso crescimento e que vai estar em debate na eleição de 2010”, avaliou. Lula Morais criticou as privatizações feitas anos atrás dizendo que não beneficiaram a população e custaram muito ao Estado que financiou “sua própria desconstrução”.

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (PSDB) rebateu as críticas à gestão neoliberal de Fernando Henrique Cardoso e disse que muitos problemas, como na área da saúde, pioraram no Governo Lula. “Vamos também fazer este balanço honesto, equilibrado. Só estão vendo o lado branco do peixe. Parece que tudo está no céu”, disse.

O deputado Artur Bruno (PT) destacou que o Brasil hoje é um modelo de política econômica segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). “No governo FHC, o Brasil quebrou três vezes e precisou pedir dinheiro ao FMI. O País era desmoralizado. Agora o Brasil pagou a dívida e está até emprestando dinheiro. Não há o que comparar”, disse.

O deputado Guaracy Aguiar (PRB) comentou que foram os tucanos que levaram a saúde para o caos cortando importantes recursos. Também em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) defendeu que foi na administração tucana que o Brasil “pôde respirar”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL