UJS  da  UFPA   fortalece movimento estudantil

Uma organização juvenil que acredita poder melhorar a vida das pessoas. Com esse espírito iniciou o congresso da  União da Juventude Socialista (UJS) da Universidade Federal do Pará  (UFPA) neste sábado, 29/5 na Ilha do Combú, na Maloca Sabor da Ilha, em Belém

.
 De Belém,  Michelle Muniz

Cerca de 100 estudantes da UFPA estiveram presentes no debate que teve a presença do professor Ronaldo Lima coordenador da pós graduação do Instituto de Educação da Universidade. Lima diferenciou o evento  falando aos jovens que sua formação acadêmica e humana foi impulsionada pelos 15 anos que militou na UJS.

‘”Fui dos fundadores da UJS . Me orgulho muito de ter feito parte desta entidade e de ter ajudado a fundá-la e também de ter uma bandeira da União Nacional dos Estudantes. Tenho grande respeito por essas duas entidades. Como professor universitário sou obrigado a fazer um memorial. Já fiz mestrado, doutorado, mas coloco sempre no meu memorial que a parte mais importante da minha formação foi quando participei do movimento estudantil” disse na palestra.

Ronaldo ressaltou que hoje tem pessoas que foram da UJS e tem destaque no movimento social estadual e nacional. “ Vide o Jorge Panzera, ex-secretário de Esporte e Lazer do governo do Pará e do ministro do Esporte Orlando Silva que são lideranças políticas exemplos de cidadões respeitáveis e valorizados”, lembrou.

Lima explanou para aos presentes a importância de ser na vida pessoas boas, comprometidas com o futuro. “ A UJS foi a fase mais importante na minha formação enquanto ser humano. A universidade precisa de vocês, de vez em quando ela é atacada enquanto objeto de desejo das elites paraenses que não querem as universidades recebendo filhos do povo trabalhador. Querem uma universidade que aumente sua margem de lucro.

Segundo Lima é preciso ter um movimento estudantil forte para se defender desses grupos que querem transformar a UFPA em um gueto.“ Com espírito amplo e democrático temos que continuar defendendo uma universidade pública gratuita de qualidade, que defenda os trabalhadores. A participação de vocês no movimento estudantil não é só desejável, como necessária'', finalizou.

A União da Juventude Socialista tem uma relevância polïtica considerável. Existe em 27 estados do Brasil e é uma organização juvenil marcada pela longa transformação da sociedade que o Brasil viveu nos últimos anos.

Segundo Rodrigos Moraes um dos conferencistas, se fizer uma pesquisa dos votos aos dezesseis anos vai ver que isso foi uma proposta da UJS. “Além da campanha se liga 16 durante o inicio da década de 90 travamos uma luta emblemática que foi o fora Collor.
 
Durante a década de 90 também vivemos um processo de venda de nosso patrimônio nacional. Fomos a primeira organizacão politica a lutar contra Fernando Henrrique Cardoso. Se a UFPA é pública hoje é porque a UJS ajudou a construir esta realidade” disse.

“Nossa trajetória é daqueles que não se amedrontam. Isso é fruto de organização e conhecimento da causa socialista,  concluiu Rodrido Moraes presidente estadual da União da Juventude Socialista do Estado do Pará”.

Após o debate foi eleita a direção do núcleo da UJS que irá direcionar as lutas estudantis na UFPA . O novos diretores são: Franciane Lima, Artemis Carvalho, Rafael Costa, Bruno Ruymão, Emanuela Nascimento, Alessandra Carvalho, Rogério Souza e Gisely Silva. Eleita a direção os presentes puderam desfrutar de uma maravilhosa festa com muita descontração na beira do Rio, uma das características da Amazônia.

 
“É isso, a UJS é luta, é política, mas também é lazer, é descontração e muita alegria para os jovens paraenses e de todo o Brasil',. Finalizou o congresso Henos Silva.“Força que cresce, aqui é a UJS”, aclamou os presentes!