Chico Lopes destaca posse do primeiro índio vereador no Ceará

Uma grande conquista para a democracia e a plena representatividade social. Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) avalia a nomeação do primeiro índio a assumir o cargo de vereador no Ceará. 

Esta semana, Renato Gomes da Costa, do PCdoB, assumiu o mandato de vereador em Crateús, município de grande improtância na história das lutas populares no Estado – inclusive com passagem da famosa Coluna Prestes, do Cavaleiro da Esperança.

"Este é um momento de grande importância para o contexto político de nosso Estado, mas também para nossa própria trajetória como sociedade. Se a missão dos vereadores é representar o povo de uma cidade, cuidando para que todos os setores sejam contemplados com a devida atenção pelo Poder Público, também os indígenas de há muito mereciam estar diretamente representados", afirmou Chico Lopes, em mensagem enviada para ser lida durante a solenidade de posse de Renato Gomes na Câmara Municipal de Crateús.

"E é com muita alegria que vemos isso acontecer em um município com grande histórico nas lutas populares, como Crateús, e através de um filiado ao Partido Comunista do Brasil. Estamos certos de que essa história não acaba aqui. Pelo contrário, é apenas o começo. Que o mandato do vereador Renato Gomes da Costa, o primeiro índio a integrar uma Câmara Municipal no Ceará, seja lembrado não apenas por essa conquista histórica, mas também pelo reconhecimento do povo de Crateús à importância das leis e iniciativas por ele tomadas, em nome do melhor para a população", acrescentou Chico Lopes.

O deputado federal ressalta que o País vive, de fato, um novo tempo. "Um operário presidente da República, um índio vereador. Sinais de que este nosso Brasil caminha, após tantos anos de luta contra injustiças e desigualdades, para ser realmente um País de todos".

Fonte: Dalwton Moura – Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE 

Leia também: Primeiro vereador índio do Ceará é filiado ao PCdoB