UJS-AM ousa em realizar o congresso municipal de Manaus

A União da Juventude Socialista no Amazonas (UJS-AM) dará, amanhã (29), mais uma demonstração da característica que lhe é tradicional: a ousadia. Durante todo o dia, será realizado, no auditório da sede do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o IV Congresso Municipal da UJS em Manaus. Desativada desde 2007, a direção dos jovens socialistas na capital do Amazonas deve ser reinstalada nesse sábado.

UJS-Manaus
150 novos filiados à organização, oriundos da mobilização realizada em várias escolas e bairros da cidade, são esperados na atividade.

De acordo com o presidente estadual da UJS, Bruno Correa, a iniciativa de retomar o projeto da UJS-Manaus é fruto do crescimento da organização e também de sua demanda. “Durante muito tempo, a direção estadual ficou com a atribuição de acompanhar capital e interior. Mas a demanda cresceu nos dois âmbitos e por isso decidimos reinstalar a direção de Manaus. O que só se torna possível por conta do crescimento de nossa militância”, afirma.

O fato da iniciativa ter sido tomada outras três vezes sem que fosse consolidada não representa uma ameaça, segundo Bruno. “Manaus é uma cidade-estado, onde se concentra a maior parte da população amazonense, e isso confundia a agenda das direções estadual e municipal de Manaus. Só que agora aprofundamos a discussão e definimos um caráter específico para a UJS-Manaus”, pondera.

O foco prioritário no movimento estudantil secundarista e a responsabilidade de inserir a organização nos bairros e nos movimentos da periferia da cidade devem ser as responsabilidades exclusivas desse organismo.

“Assim podemos aumentar nossa influencia política no seio da juventude e capitanear mais lutas e mobilizações para ampliar a consciência de classe do povo e fortalecer a luta pelo socialismo”, entusiasma-se Bruno.

O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e o debate sobre a participação política juvenil e as Políticas Públicas de Juventude (PPJ) deverão nortear as discussões durante o congresso.

De Manaus,
Anderson Bahia