Projetos de Lei de Inácio Arruda são aprovados no Senado

A Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal aprovou dois projetos de autoria do senador Inácio Arruda. O primeiro institui 2010 como o ano Nacional Rachel de Queiroz, em comemoração ao centenário de nascimento da escritora cearense. O segundo, propõe a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. Os dois projetos foram aprovados em decisão terminativa, seguindo agora para a Câmara Federal.

Rachel de Queiroz

Segundo o senador Inácio Arruda, a homenagem a Rachel de Queiroz relembra a tradição de dedicar determinados anos a figuras públicas brasileiras que se distinguiram em suas áreas, como, por exemplo, Santos Dumont, homenageado em 2006, Machado de Assis, em 2008, e Patativa do Assaré em 2009. Em 2010, por ocasião do centenário de nascimento de Rachel de Queiroz, propõe, então, que o ano seja dedicado a essa grande escritora.

Semana da Leishmaniose

O projeto de autoria do senador Inácio Arruda, aprovado também na comissão de Educação, Cultura e Esporte, que institui a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, tem como objetivo estimular ações educativas e preventivas relativas à doença; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil de prevenção e combate à enfermidade; e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao controle da leishmaniose.

O Senador Inácio Arruda está preocupado com o crescimento da doença em todo o país. Popularmente conhecida como calazar, a doença mata mais do que a dengue, tem incidência maior em crianças e mortalidade maior em idosos. É transmitida por meio da picada de um mosquito chamado flebótomo, também conhecido como “mosquito-palha”.

A Semana de Combate a Leishmaniose, de acordo com o projeto do Senador, deverá ser celebrada, anualmente, na semana que inclui o dia 10 de agosto. A escolha se deve ao fato de que esta é a data de nascimento do médico e cientista brasileiro Evandro Lobo Chagas, que realizou estudos sobre doenças como febre amarela e malária, mas, principalmente, sobre a leishmaniose, tendo sido o coordenador da Comissão de Estudos de Leishmaniose Visceral Americana.

Foi ele o descobridor dos primeiros casos humanos dessa doença no País, o organizador do Serviço de Estudos das Grandes Endemias, e o criador do Instituto de Patologia Experimental do Norte (IPEN), instalado em Belém do Pará, cujo nome posteriormente passou a ser Instituto Evandro Chagas.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda