Pontes Neto: Deputado comunista dá nome a Memorial da AL

Inaugurado na última sexta-feira (21/05) na Assembleia Legislativa do Ceará, o Memorial Pontes Neto é considerado um dos mais modernos da América do Sul. Com a inauguração das novas instalações, a Casa passa a contar com um acervo de duas mil peças distribuídas em um espaço de 360m². Um dos diferenciais do equipamento é a acessibilidade a cadeirantes, deficientes visuais e auditivos. O custo total do projeto foi de R$ 850 mil.

O Memorial foi fundado em 1997 e as peças que compõem seu acervo são oriundas de doação de parlamentares, ex-parlamentares e familiares. São fotografias, documentos, objetos e materiais bibliográficos referentes ao Estado do Ceará. A concepção cenográfica e museográfica do Memorial é do arquiteto André Scarlazzari e tem a curadoria da museóloga cubana Lídia Sarmiento.

Mais sobre o Deputado Pontes Neto

Mas em meio a tanta badalação, pouco foi dito sobre quem foi Pontes Neto. Eleito em 1947 pelo Partido Comunista do Brasil, na época PCB, o médico José Pontes Neto recebeu 4.295 votos. Junto com o pedreiro José Marinho de Vasconcelos, compôs a bancada comunista na Assembleia cearense.

Em seu livro entitulado “O PCB no Ceará: Ascensão e declínio de 1924 a 1947”, o professor Francisco Moreira Ribeiro destaca: “No curto período de 24 de fevereiro de 1947, a posse, a 08 de janeiro de 1948, quando têm os seus mandatos cassados, os deputados eleitos pelo Partido Comunista do Brasil à Assembléia Legislativa do Estado do Ceará têm uma atuação reconhecida como brilhante por seus pares”.

A bancada comunista era conhecida como “porta-voz” da população, levando ao plenário as queixas e reivindicações da comunidade. Temas como melhoria de salários, condições de trabalho, preços de gêneros de primeira necessidade eram debatidos com os demais deputados. A análise política brasileira na época, reforma agrária, criação de uma indústria nacional e a luta contra o imperialismo também eram temas recorrentes abordados pelos deputados comunistas.

“Há que ressaltar a conjuntura política da época e o clima em que este trabalho é levado a efeito há pouco mais de dois meses de funcionamento no Legislativo Estadual quando, a 07 de maio de 1947, o Superior Tribunal Eleitoral cancelou o registro do PCB passando o partido a conviver com o fantasma da cassação dos mandatos e com a volta à ilegalidade”, destaca o professor Moreira.

Pontes Neto foi um dos mais destemidos e brilhantes parlamentares do Ceará. Cassado pela revolução de 1964, sua foto foi banida da Galeria dos Presidentes da Assembleia pelas forças políticas então dominantes. Somente em 1977, por proposição do Deputado Osmar Diógenes, teve novamente restabelecido seu direito de compor a Galeria dos Presidentes da ALCE, onde hoje permanece, honrando o quadro dos Administradores do Parlamento Estadual Cearense, do qual foi um dos mais notáveis integrantes. O Memorial da Assembleia Legislativa recebeu a denominação de Deputado Pontes Neto, numa justa homenagem ao insigne parlamentar.

Comunistas na Assembleia

Atualmente, a Assembleia Legislativa do Ceará abriga novamente dois mandatos comunistas. O médico João Ananias, que, por força da Lei Eleitoral desincompatibilizou da função pública de Secretário de Saúde do Estado retornou ao mandato de deputado estadual no início de abril deste ano. Já o também médico Lula Morais, voltou a assumir uma cadeira na Casa Legislativa no início de maio, ocupando a vaga do Deputado Edísio Pacheco (PV) que pediu licença por motivos particulares. Ambos irão pleitear candidatura nas próximas eleições.

Serviço

O Memorial funciona nas dependências da Assembleia Legislativa, no Palácio Adauto Bezerra, de segunda à sexta, das 8 horas às 17 horas. A entrada é gratuita.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com a colaboração de Joan Edessom)