Divulgado o resultado do XII Edital Ceará Junino – 2010

Divulgado o resultado da seleção na categoria Festejos Juninos do XII Edital Ceará Junino – 2010, direcionado a projetos festas juninas tradicionais de todo o Estado. Foram selecionados 20 projetos oriundos de todas as macrorregiões do Ceará, sendo um para cada macro, a exceção de Fortaleza, com quatro projetos, Cariri e Região Metropolitana, com dois cada um.

Confira o resultado

O XII Edital Ceará Junino prevê ainda apoio a 58 Grupos Juninos, cujos projetos ainda estão em fase de seleção. O valor total do Edital é da ordem R$ 900 mil, oriundos do Fundo Estadual de Cultura, destinando no mínimo 50% para o interior do Estado.

O objetivo deste edital é identificar e difundir as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos. Serão apoiados eventos com programação cultural fiel às tradições juninas contendo apresentações de quadrilhas juninas – adulta – com casamento, grupo musical regional (sanfona, zabumba, triângulo, pandeiro), quermesse, festival de comidas típicas, feira de artesanato, manifestações artísticas tradicionalmente populares como grupos de dança do coco, bumba-meu-boi, maneiro pau, etc.); e a categoria Grupos Juninos, financiará iniciativas que estimulem e valorizem expressões artísticas e culturais, fomentem o desenvolvimento de grupos de Quadrilhas Juninas.

Confira abaixo a lista das cidades premiadas em suas respectivas macrorregiões

Fortaleza
(premiada com quatro projetos)

Interior
– Região Metropolitana: Horizonte e Pacatuba

– Cariri: Assaré e Mauriti

– Centro Sul: Várzea Alegre

– Extremo Oeste: Morrinhos

– Ibiapaba: Ipu

– Litoral Leste: Cascavel

– Litoral Oeste: Itapajé

– Maciço de Baturité: Ocara

– Sertão de Canindé: Itatira

– Sertão de Crateús: Crateús

– Sertão dos Inhamuns: Tauá

– Sertão de Quixeramobim: Senador Pompeu

– Vale do Acaraú: Forquilha

– Vale do Jaguaribe: Limoeiro do Norte

Fonte: Assessoria de impresa da Secult