Bairro Ellery: Oficinas de mosaico voltam ao dia a dia da região

A partir da próxima segunda-feira (31/5) tem início um novo projeto no Bairro Ellery: é o “Colcha de Mosaicos”, que pretende contar histórias importantes da região através de painéis em mosaicos na fachada e nas paredes da Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo. As oficinas são abertas à comunidade e vão acontecer nas segundas, terças e quartas dos meses de junho e julho, no horário das 17h às 20h, na sede da Associação.

Colcha de Mosaicos

Na programação de abertura, a partir das 17h, está prevista exposição sobre as lutas e conquistas dos moradores nos últimos 30 anos e as expectativas para o futuro; apresentação da técnica do mosaico e suas múltiplas possibilidades e o início da oficina de desenho, com o artista plástico Jared Domício, um dos instrutores das oficinas.

A iniciativa está inserida no Centro de Artes, Comunicação e Ideias – CACIMBA e foi selecionada no Programa Mais Cultura, através do Edital de Apoio a Microprojetos Culturais no Semi-árido, obtendo o apoio do Ministério da Cultura, da Funarte e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

A coordenadora do projeto é a ambientalista Liliana Uchôa. Ela é concludente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolve projetos de paisagismo e realiza intervenções na região há alguns anos. Liliana explica que a iniciativa vem dar continuidade ao projeto “Arte na Mureta” que, em 2008, realizou as figuras em mosaico no Pólo de Lazer contando coisas sobre o lugar. “Dessa vez a proposta é contarmos sobre as histórias de lutas e conquistas da Associação Comunitária de forma bonita e divertida. E vamos aprender mais sobre essa técnica milenar que transformará em obra de arte as paredes da entidade. No segundo momento das oficinas serão trabalhados os mosaicos artesanais como forma de transformar caixinhas, espelhos, bancos, mesas… em artefatos para o lar ou para geração de renda”, afirma Lili, como gosta de ser chamada.

A comunidade vai participar

Liliana convida as pessoas para participar das oficinas abertas na associação e na praça do Bairro Ellery. Os alunos vão iniciar o aprendizado a partir do desenho, onde serão pensados os elementos simbólicos a serem materializados nas figuras que vão povoar esse importante espaço da comunidade.

Ficha técnica do projeto

Na facilitação os artistas plásticos André Rocha, Alba Alves, Isabel Cunha, Jared Domício e Júnior Pompeu; e na organização Liliana Uchoa, Débora Oliveira e a diretoria da Associação Comunitária.

Serviço

Lançamento do Projeto Colcha de Mosaico

Data: Dia 31 de maio de 2010 (segunda-feira), a partir das 17h
Local: Na sede da Associação do Bairro Ellery e Monte Castelo (Rua Dr. Almeida Filho, 326 – Ellery – Praça principal)

Mais informações: Liliana Uchôa (8830.0612) ou Beethoven Rodrigues (8609.9021)

Fonte: Sítio do Bairro Ellery