Sem categoria

Dilma é presença mais aguardada no 15º Congresso da UJS

A pré-candidata à presidência da República Dilma Roussef disse que sim: feito o convite, comprometeu-se a participar do ato político do 15º Congresso da UJS, ocasião em que receberá a plataforma dos jovens para as eleições. Nos estados, as delegações se preparam para realizar um congresso mobilizado, com debate e atividades diversificadas na programação. 

O ato político acontecerá na manhã do dia 19 de junho e promete ser o ponto alto do Congresso, que deverá reunir cerca de dois mil jovens socialistas em Salvador. 

Outras atividades farão deste um evento muito especial na vida da UJS. Uma delas, a que fechará com chave de ouro, será assistir o jogo Brasil versus Costa do Marfim, da Copa do Mundo, nas companhias do ex-presidente da UJS e atual Ministro do Esporte, Orlando Silva, e do governador da Bahia, Jaques Wagner.

Nos estados, as atividades realizadas dão o tom de mobilização e debate com que está sendo construído o 15º congresso da UJS. 

Capital paulista reúne 800 jovens em seu maior Congresso

No sábado, dia 22 de maio, a UJS realizou o maior Congresso de sua história na capital de São Paulo. Participaram do evento 800 jovens de todas as partes da cidade. O ato político do Congresso teve a participação do ex-presidente da UNE e pré-candidato a deputado federal Gustavo Petta (PCdoB), do pré-candidato a deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB), da presidente estadual da UJS, Renata Petta, do presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), Tarcísio Ventura, do presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, e do diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) Alexandre "Cherno". Ainda esteve presente o presidente nacional da UJS, Marcelo Gavião.

Os debates das pautas do Congresso aconteceram em grupos de educação, cultura, movimento estudantil, esporte, mídia. Também houve espaço para atividades esportivas, oficinas de cultura e apresentação de roda de capoeira e bandas escolares. Foi eleita uma direção municipal com 30 membros, sendo o novo presidente Osvaldo Lemos, 25 anos, ex-dirigente da Ubes.

Segundo Osvaldo, "'Pra Ser Muito Mais Brasil', como quer nosso congresso nacional, é preciso mudar São Paulo, derrotando o projeto neoliberal, que representa o atraso e a falta de perspectiva para juventude. Por isso, a UJS vai entrar de cabeça nas eleições, apresentando suas propostas e contribuindo para eleger candidatos alinhados com essas ideias".

Em Búzio, UJS prioriza movimento secundarista  

No último dia 21 de maio, no Colégio Estadual João de Oliveira Botas, na Orla Bardot, cerca de 50 estudantes da pequena cidade de Armação dos Búzios, estiveram reunidos para debater sobre esporte, educação, juventude e socialismo. A atividade contou com a presença de Gabriela Venâncio, presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ), e de Luisa Barbosa, da Direção Nacional da UJS.

O Congresso da UJS Búzios elegeu Mariana Ferreira, da Comissão Gestora da União dos Estudantes Buzianos (UEB), presidente da União da Juventude Socialista na cidade. Mariana tem 15 anos e é estudante do Colégio Estadual Paulo Freire. Participou do Parlamento Juvenil do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação da UEES-RJ. Segundo Mariana, "agora o nosso principal desafio é realizar o congresso UEB."

Na ocasião, os estudantes também realizaram uma conferência livre de esporte e destacaram a importância da ida do "Programa 2º Tempo" para Búzios. Na opinião de Luisa Barbosa "a cidade de Búzios precisa de um projeto agregador e bem sucedido como o 2º Tempo. A inclusão social através do esporte é fundamental".

Leia também: UJS-PI faz plantio de árvores para compensação ambiental

Da redação, com UJS