UJS-PI realiza atividade de compensação ambiental em Teresina

Atividade, que aconteceu no Parque Zoobotânico, reuniu alunos de ensino fundamental, médio e superior. O objetivo foi compensar as emissões de carbono de 2009.

Atividade da UJS - UJS
Em um domingo(24) de bastante sol em Teresina a União da Juventude Socialista, com a presença de dezenas de jovens estudantes e famílias que visitavam o parque Zoobotânico, realizou diversas atividades, uma delas foi a compensação ambiental, onde a UJS-PI plantou quarenta muda de árvores (ipê, caneleiro, angico branco, etc.) para compensar as emissões de carbono (viagens aéreas e terrestre) realizadas no ano de 2009 por membros da entidade. NO local de plantio das árvores a administração do Zoo colocou uma placa identificando a “Reserva de compensação ambiental da UJS-PI”.

A programação contou ainda com a palestra “Mudanças Climáticas – os efeitos do homem sobre a natureza” proferida pelo Engenheiro Ambiental Ayri Saraiva Ramos, Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí. Jairo Galvão, diretor de Meio Ambiente da UJS-PI falou ainda sobre a importância da compensação ambiental e reiterou que a sociedade deve dar mais importância ao tema. Em seguida os presentes coletaram lixo no parque e visitaram os animais. O eventou foi parte das atividades de divulgação do 6º Congresso Estadual da entidade que ocorrerá nos próximos dia 28 e 29 de maio.

 


Antes de plantarem as mudas, alunos assistem atentamente à palestra

O coordenador da atividade Markus Emanoel ficou muito satisfeito com o resultado e o envolvimento das famílias que estavam presentes no Zoo e agradeceu a mobilização dos estudantes da E. M. Ambiental 15 de Outubro, U. E. Felismino Freitas e os alunos das Universidades Federal e Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Ensino Superior do Piauí.

De acordo com o presidente da UJS, Eduardo Alemão, aividades como essa mostram o comprometimento da entidade com as questões ambientais. "No ano que vem, vamos manter o projeto e o plantio será realizado em outro local. Nossa intenção é repor o carbono que emitimos em todo o ano de 2010", conta.