Ministro da Educação recebe proposta do Campus da Ufam em Tefé

O ministro da Educação, Fernando Haddad, receberá em audiência nesta quarta (26), às 16h30, no seu gabinete em Brasília, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) que entregará a ele o projeto básico de construção do Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Tefé. A obra está orçada em torno de R$ 20 milhões.

Pelo projeto, o Campus será construído numa área de 9.900 m² para abrigar atividades de ensino e pesquisa. Mais 6.600 m² serão destinados à área de extensão, cantinas, bancos, livraria, correio e espaço de convivência.

A deputada Vanessa diz que, apesar da Ufam ter cinco Campus no interior, Tefé necessita de uma unidade acadêmica por estar localizado no centro do Médio e Alto Solimões. “Além da mesorregião de Tefé, os estudantes da Calha do Purus, do triângulo do Rio Negro e do Solimões poderão estudar na universidade. Isso será um avanço muito grande para o interior do Estado”, disse a parlamentar.

O secretário municipal de Educação, Eliezer Moura de Souza, explicou que Tefé possui uma unidade da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), mas que só atente aos estudantes de licenciatura. “Os filhos de Tefé que não querem ser professores têm que ir para Coari ou Manaus”, diz.

A perspectiva é que o Campus da Ufam em Tefé ofereça disciplinas na área agrária, tecnológica, licenciaturas (matemática. Física, química e biologia) e na área de pedagogia.

Fonte: Assessoria de imprensa da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB)