Prêmio Lila Ripoll recebe inscrições até 31 de maio

As inscrições podem ser feitas por correspondência ou pessoalmente, na Divisão de Protocolo da Assembleia Legislativa do RS(Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre/RS – CEP 90.010-300), de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18 horas, até o dia 31 de maio.

O concurso de poesias foi instituído em 2004 pela então deputada Jussara Cony e em 2007 retomado pelo deputado estadual Raul Carrion, ambos do PCdoB. Criado para homenagear o centenário de nascimento da poetisa gaúcha e comunista, o prêmio objetiva divulgar o trabalho de novos talentos literários..

Lila Ripoll
Lila Ripoll foi poeta, professora, jornalista e pianista. Gaúcha de Quaraí, nasceu em 12 de agosto de 1905. Colaborou no Correio do Povo, na Revista Universitária, em A Tribuna Gaúcha e editou a Revista Horizonte (1951). No Rio de Janeiro, junto com Graciliano Ramos e outros escritores, coeditou "Partidários da Paz" e colaborou com a revista A Leitura. A poesia de Lila vincula-se à segunda geração modernista e é marcada pelo engajamento político.

Candidata a deputada pelo Partido Comunista em 1950, foi vítima de reação que impediu sua eleição para a Assembléia Legislativa. Retornou para a militância sindical, escrevendo, lendo seus poemas e dirigindo o Departamento Cultural do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. Atuou também no Centro dos Professores e no Grupo de Arte, fundado por ela para a promoção de espetáculos teatrais. Com o golpe de 1964, foi presa e mais tarde libertada por motivo de doença.

A poeta morreu em fevereiro de 1967, deixando em sua obra dois livros onde materializou seu protesto contra as desigualdades sociais: "Novos Poemas" (1951), com o qual conquistou o Prêmio Pablo Neruda da Paz", e "Primeiro de Maio"(1954).

De Porto Alegre
Liane Priscila Rodrigues