Inácio Arruda discute Não Proliferação de Armas Nucleares na ONU

O senador Inácio Arruda vai representar o Senado Federal Brasileiro na Conferência Internacional sobre o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (NPT). A reunião acontece na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos dias 24 e 25 de maio (segunda e terça-feira), presidido pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Os 189 Estados que fazem parte da Conferência se reúnem a cada cinco anos para reavaliar e verificar a implementação do Tratado nos últimos anos.

Celso Amorim e Inácio Arruda

De Nova York, o senador Inácio Arruda segue para Havana, em Cuba, onde participa do Seminário Internacional Del Parlatino. O encontro que acontece nos dias 27 e 28 de maio, tem como tema “Os novos desafios da aliança bolivariana para os povos americanos”, organizado pela Comissão de Assuntos Políticos, Municipais e da Integração. Participa também do seminário del Parlatino, o deputado federal Chico Lopes.

Não proliferação de armas

O TNP é o acordo internacional mais importante da área, cujo objetivo é impedir a proliferação das armas e da tecnologia nucleares, promover a cooperação para o uso pacífico desta energia e alcançar o desarmamento nuclear e o desarmamento em geral. O TNP é também o único tratado multilateral com compromisso vinculativo de desarmamento nuclear pelos Estados detentores de armas nucleares.

Em abril deste ano, a Comissão de Relações Exteriores, atendendo requerimento do senador Inácio Arruda, realizou no Senado Federal o seminário “A Revisão do Tratado sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares”, preparatório para 8ª Conferência das Partes de Revisão do Tratado sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP), que está acontecendo agora, em Nova York. O seminário brasileiro foi realizado em parceria com o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz).

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda