Coletivo de Cultura do PCdoB/CE projeta novas ações

Após o lançamento do Coletivo Estadual de Cultura do Ceará, realizado nos dias 15 e 16 de maio, a organização já se articula para realizar novas ações no segmento. O objetivo do Coletivo é fortalecer a interação dos militantes do Partido que atuam na área cultural.

Uma das demandas tiradas do seminário realizado durante o lançamento do Coletivo foi que os militantes se mobilizem para articular um coletivo em seus municípios, de forma a possibilitar a articulação estadual, verdadeiramente orgânica. “Sobral já se movimenta para a criação do seu núcleo municipal. É preciso realizar atividades conjuntas e contribuir para a formulação de uma plataforma cultural inclusiva, democrática e libertadora”, afirma Flaviene Vasconcelos, membro do Coletivo.

Em Fortaleza, o Coletivo de Cultura já se movimenta para duas outras ações. “Nossa intenção é, ainda neste mês de Junho, realizar a Festa do Vinil e o lançamento do Cordel de Rita Lisboa”, projeta Flaviene. As duas atividades ainda não têm datas definidas mas a comunista ressalta a importância das ações. “A publicação da Rita Lisboa será uma coletânea de cordéis que ela faz em homenagem a diversas pessoas. Nossa intenção é publicar e lançá-lo ainda no próximo mês. Já o vinil, resgata uma época de ouro da MPB. Será, sem dúvidas, um momento de matar a saudade da música e reencontrar grandes amigos”, afirma.

Sobre o Coletivo

Segundo Flaviene , a ideia de criar este movimento surgiu a partir de contatos feitos com vários militantes da capital e do interior do estado. “Quando viajávamos para dar cursos de formação política sempre encontrávamos alguém com atuação na área cultural e que gostaria de organizar o trabalho partidário nessa frente. A partir de então passamos a reunir um pequeno grupo que agora já é bem maior e irá se aglutinar no coletivo estadual”, informa Flaviene. Para a militante comunista há um grande potencial de trabalho do PCdoB em todo o Ceará, estado com uma cultura muito forte.

Durante o lançamento

A abertura do lançamento contou com a participação da orquestra de flautas e violão EMFLOR, regida pelo comunista Everardo, além da apresentação "canja" de violão e pandeiro cantando sambas de sucesso e roda de vinho e violão até as 2h da manhã.

Para Gilvan Paiva, Secretário de Juventude do PCdoB/CE e Secretário de Educação de Maranguape, o partido possui uma história junto a artistas e militantes da área cultural. “Precisamos ver como fazer o nosso debate se expande a essas pessoas. É uma postura muito acertada do PCdoB essa aproximação com o movimento cultural, perceber que a cultura é estratégica para qualquer projeto de nação”, considera.

Participaram do seminário que marcou o lançamento oficial do Coletivo Estadual de Cultura do Ceará o Deputado Estadual Lula Morais; o Secretário de Esporte do Município, Evaldo Lima; o presidente do Comitê Municipal de Fortaleza, Luis Carlos Paes; o Deputado Federal Chico Lopes e o Senador Inácio Arruda, além de amigos e membros do Coletivo Cultural.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Saiba mais em: Mileide Flores destaca atuação dos comunistas na área cultural