Defesa do Consumidor: Cláudia Santos é eleita membro do BRASILCON

A advogada Cláudia Santos, especialista em Direito do Consumidor, foi reconduzida nesta quinta-feira (20/05), à Diretoria de Apoio à Advocacia dos Consumidores do Instituto Brasileiro de Política de Direito do Consumidor (BRASILCON) para atuar no biênio 2010/2012. A eleição da nova diretoria foi realizada durante o X Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor do BRASILCON, em Florianópolis.

Cláudia Santos

A advogada cearense, que vai assumir o cargo de Diretora de Apoio a Advocacia dos Consumidores, sente-se honrada com em exercer esta atribuição. “É uma honra fazer parte desta Diretoria que reúne os maiores juristas do país. Compor esta equipe representa para mim o reconhecimento de todo um trabalho desenvolvido na área do Direito do Consumidor”, comemora.

Segundo Cláudia Santos, assessora jurídica do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB), este reconhecimento engrandece também o Ceará. “Por ser a única cearense a fazer parte da nova Diretoria do BRASILCON, todo o Estado estará representado junto à entidade. Lá, estaremos discutindo políticas do Direito do Consumidor com os maiores ícones da área no país”, afirma.

Compete ao Diretor de Apoio à Advocacia dos Consumidores, dentre outras atividades, promover o intercâmbio com os órgãos de classe dos Advogados, dos Estados e do Distrito Federal, com vistas à realização de cursos, seminários, congressos e outros eventos, com vistas à defesa do consumidor e implementação do Direito do Consumidor e incentivar a especialização de advogados na defesa dos consumidores e apoiá-los nas suas contendas.

Mais sobre o BRASILCON

O BRASILCON, que tem sede em Brasília, é uma referência internacional no Direito do Consumidor. Foi fundado em 1992, pelos autores do anteprojeto de lei que originou o Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/90) e ajudou a consolidar o Direito do Consumidor no Brasil. A entidade congrega os maiores juristas da área no país.

O Instituto mantém estreito relacionamento com instituições e universidades do Brasil e também do exterior, como as Faculdades de Direito das Universidades de York (Canadá) e Texas (USA), Centre du Droit de la Consommation (França), Instituto Argentino de Derecho del Consumidor (Argentina), Centro de Estudos Judiciários (Centro de Estudos Ambientais e Defesa do Consumidor do Ministério Público) – Lisboa, entre outras.

Os objetivos principais do BRASILCON são promover o desenvolvimento da Política e do Direito do Consumidor; buscar a compatibilização da proteção do consumidor com o desenvolvimento econômico-social, sempre com vistas à realização de um mercado transparente e justo; realizar atividades de pesquisa, estudos, elaboração, coleta e difusão de dados sobre a proteção do consumidor; congregar especialistas, nacionais e estrangeiros, nas diversas disciplinas do conhecimento envolvidas diretamente com a proteção do consumidor e incentivar a cooperação internacional na área de proteção do consumidor, promovendo programas de intercâmbio entre entidades, profissionais e estudantes brasileiros e estrangeiros.

De Fortaleza,
Carolina Campos com informações do BRASILCON