Sem categoria

Wagner Gomes: o exemplo dos trabalhadores gregos

O mundo acompanha atentamente nas últimas semanas as notícias que chegam da Grécia, com foco na crise financeira que atinge em cheio o país. Alguns analistas enchem a boca para tentar explicar de que forma a situação pode ser contornada, mas muitos se esquecem de destacar o grande papel que vem sendo desempenhado pelos trabalhadores gregos.

Por Wagner Gomes, no Portal CTB

A reação desses trabalhadores, liderados pela Pame (Frente Militantes de Todos os Trabalhadores, na sigla original) é emblemática para o movimento sindical de todo o mundo. A greve geral do último dia 5 contou com uma adesão generalizada, de diferentes e amplos setores da sociedade. A mensagem da classe trabalhadora grega não poderia ter sido mais clara: não será o povo quem pagará pela crise criada pelo capital!

As razões dos trabalhadores e trabalhadoras, apoiados por mais de 50% da nação, segundo pesquisas recentes, são fortes. O pacote sugerido pelo FMI e acatado pelo governo social-democrata prevê redução e congelamento de salários, corte de benefícios e direitos como 13º e 14º salários, flexibilização da legislação trabalhista, elevação da idade mínima para aposentadoria e aumento de impostos. Seria impossível permanecer de braços cruzados diante de tal cenário.

Do outro lado, as condições adversas enfrentadas pela classe trabalhadora grega são parecidas com as de outras partes do mundo: uma mídia conservadora e golpista, atrelada à oligarquia financeira e ao “deus mercado”, um governo fraco e uma ideologia neoliberal que tenta recuperar parte da força perdida durante a crise que atingiu recentemente os Estados Unidos.

Assim sendo, coube aos trabalhadores da Grécia a tarefa de se contrapor a esse enorme poderio, tanto por meio da ação (com a greve geral, por exemplo) como pela conscientização de toda sua classe e da sociedade. Sua estratégia é impedir que as ideias neoliberais e social-democratas ganhem legitimidade entre a população e, ao mesmo tempo, mobilizar as massas para exercer seu papel político.

O povo do mundo todo precisa ter a consciência de que nenhuma solução justa para a atual crise do capitalismo sairá desse sistema. A classe trabalhadora necessita inverter a atual relação de força, a partir do ponto de vista daqueles que hoje estão na parte de baixo. Os gregos precisaram de uma crise profunda para iniciar esse processo. Que eles sirvam de exemplo para todo o planeta!

* Wagner Gomes é presidente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)