Jaguaribe Memória das Águas – Livro das Canções será lançado hoje

Luciano Maia e Rodger Rogério lançam hoje Jaguaribe Memória das Águas – Livro das Canções, álbum idealizado pelo saudoso publicitário Augusto Pontes

Livro Jaguaribe

Os primeiros habitantes de suas margens o chamaram de Rio das Onças, daí sua denominação Jaguaribe, que entrou para a história como “o maior rio seco do mundo“, mas que é o principal responsável pela ocupação populacional do Ceará no período colonial. Foi exatamente a força de suas águas e sua importância para o sertanejo cearense que inspiraram o poeta Luciano Maia a escrever Jaguaribe & Memória das Águas, seu segundo livro, cuja edição original data de 1982.

O livro ganha agora sua nova edição no projeto cujo subtítulo é Livro das Canções, idealizado pelo saudoso publicitário Augusto Pontes. “Augusto sempre disse que este meu livro devia ser musicado e encenado“, declarou o autor. Rodger Rogério, veterano da turma do Pessoal do Ceará, -comprou- a ideia e, nos últimos cinco anos, vinha trabalhando para musicar os 59 poemas da obra, enquanto Augusto Pontes buscava captar recursos para a realização do projeto que deixou inacabado, com sua morte em maio do ano passado. As gravações aconteceram entre setembro e novembro último sob a batuta do maestro e arranjador Adelson Viana.

Agora, Jaguaribe & Memória das Águas & Livro das Canções tem coquetel de lançamento hoje no Ideal Clube, a partir das 19h30min, contando com apresentação do compositor, arquiteto e cantor Fausto Nilo. O projeto inclui um álbum que reúne textos, a reedição dos poemas, um songbook com as partituras e um CD do qual participam cantores como Teti, Eugênio Leandro, Aparecida Silvino, Ray Miranda, Marta Aurélia, Rossé Sabadia, Flávia de Rogério e o próprio Rodger, além de músicos do porte de Manassés, Tarcísio Sardinha, Aroldo Araújo, Nilton Fiore e Hoto Júnior, entre outros.

Natural de Limoeiro do Norte, uma das principais cidades das margens do grande rio cearense (região do Baixo Jaguaribe) e um dos polos culturais, Luciano Maia mergulha fundo nas tradições do homem sertanejo e ribeirinho, aos cantadores e retirantes, nos versos que lhe deram projeção nacional e até internacional. "Este foi meu livro de maior repercussão. Já foi traduzido para o espanhol, inglês e romeno", declarou Luciano, que é cônsul honorário da Romênia em Fortaleza.

Neste primeiro momento, o álbum terá apenas este lançamento neste coquetel. Para o segundo semestre, estão sendo programadas três apresentações: em Limoeiro do Norte, Sobral e Fortaleza, segundo informou Luciano Maia. “Vamos levar o show para Sobral porque é um antigo desejo de Cid Gomes, que fez ele mesmo a apresentação da edição anterior quando eu lancei lá“, credita. O poeta deixou escapar o desejo de levar o show também para outras cidades ao longo do Jaguaribe, especialmente as maiores – como Aracati, Russas, Jaguaribe, Icó e Iguatu.

"O Augusto, que transitava por várias linguagens artísticas, pensou tudo isso, concebeu a ideia dessa forma. Nos últimos anos ele viveu intensamente esse projeto. Na verdade, esse livro é a homenagem de diversas gerações que acompanharam a mente inquieta desse artista. E a Fernanda do Val, responsável pelo projeto gráfico, teve muita sensibilidade para compreender os anseios dele. É um luxo, um prazer, para nós, realizarmos esse projeto", diz Rachel Gadelha, membro da Associação Cearense de Jornalismo Científico e Cultural, produtora do trabalho

Lançamento

JAGUARIBE MEMÓRIA DAS ÁGUAS & LIVRO DAS CANÇÕES & Coquetel de lançamento do álbum que reúne a poesia de Luciano Maia com a música de Rodger Rogério, com concepção artística de Augusto Pontes. Hoje no Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381 & Meireles), a partir das 19h30.

Serviço

LIVRO/CD
"Jaguaribe, Memória das Águas"  – Luciano Maia e Rodger Rogério
R$ 50,00 – 150 PÁGINAS – 2010

E mais

– O Rio Jaguaribe tem 610 km de extensão, toda ela em território cearense. Suas nascentes estão na serra da Joaninha, em Tauá (sertão dos Inhamuns) e sua foz se encontra entre os municípios de Aracati e Fortim, litoral leste. Sua bacia hidrográfica fica quase toda em território cearense, ocupando 51, 9% do estado.

– Os dois maiores açudes cearenses, o Orós e o Castanhão, foram construídos no seu leito e sua bacia hidrográfica receberá também as águas do Rio São Francisco, segundo projeto de transposição que está em andamento através de canais que levarão até o Rio Salgado, segundo principal afluente do Jaguaribe.

Fonte: Jornal O Povo / Diário do Nordeste