Goiânia sediará Congresso da UJS-GO este fim de semana 

O 9º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista debate educação, trabalho, saúde e violência e elege nova direção para o biênio 2010/2012 neste final de semana (29 e 30), em Goiânia. Ato Político acontece no domingo.

Com a tese “Pra ser muito mais Brasil e muito mais Goiás”, a UJS no estado realizará o 9º Congresso da entidade no Colégio Estadual Pré-Universitário (antigo Colu), em Goiânia.

A comissão de mobilização do Congresso tem estimativa da participação de cerca de 300 jovens dos municípios goianos. Todos os filiados na entidade no estado podem participar. A programação inclui, além dos tradicionais debates sobre temas pertinentes aos jovens, atividades culturais.

No sábado, a juventude socialista participará das discussões sobre educação, trabalho, saúde e cultura nas seguintes oficinas: Grupo de Gestores do Estado que discutirão doenças sexualmente transmissíveis; Segurança e Violência que debaterá drogas e violência urbana; Oficinas culturais de malabares e hip hop. O evento contará ainda com apresentações culturais e artísticas.

No domingo, às 9h30 acontecerá um ato político onde foram convidadas autoridades políticas e sociais, além de representantes da sociedade civil. À tarde acontece a Plenária final do Congresso, momento que será eleita a nova direção no estado.

Etapa nos municípios

O Congresso Municipal de Águas Lindas, região do Entorno de Brasília, aconteceu no último sábado, 15 de maio. As etapas municipais na sua maioria devem ocorrer neste fim de semana, dias 21, 22 e 23 de maio, nos cerca de 20 municípios onde a UJS está presente, entre eles, Catalão, Porangatu, Minaçú, Alto Horizonte, Uruaçu, Ceres – Rialma, Itumbiara, Aparecida de Goiânia, Urutaí e Cidade Ocidental.

Etapa nacional

A entidade que comemora em agosto de 2010, 25 anos, realizará o Congresso Nacional da UJS em Salvador, na Bahia, entre os dias 17 a 20 de junho.

Uma das principais bandeiras que a entidade defende, junto às entidades estudantis, é a destinação de 50% das verbas do Fundo do Pré-Sal para a educação.

Da redação,
Eliz Brandão