Maranguape realiza Seminário Música na Escola

A partir de 2011, o currículo escolar de todas brasileiras de ensino fundamental e médio irão mudar. É que a partir deste ano, ensino de música, tornar-se-á obrigatório, mas não exclusivo. A fim de sensibilizar o corpo docente e administrativo das escolas do Município de Maranguape sobre a importância do ensino da música no ambiente escolar, a Prefeitura Municipal de Maranguape, através da Secretaria de Educação realiza o primeiro Seminário “Música na Escola”.

Música do Ceará

O evento acontece nesta quinta-feira (20/05), tem início às 8h no Teatro Municipal de Maranguape. Após apresentações culturais, haverá uma palestra com a musicista, escritora, professora de piano e de literatura infantil, Elvira Drummond. Entre os temas a serem discutidos, o Lúdico na educação, a Linguagem musical dentro dos parâmetros curriculares e as contribuições da psicopedagogia dentro da educação musical.

Segundo o Secretário de Educação de Maranguape, Gilvan Paiva, o objetivo não é formar músicos profissionais, mas sim, reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer para o desenvolvimento e a sociabilidade das crianças, além do estímulo a criatividade. Mesmo não sendo uma disciplina exclusiva, a música integrará o currículo escolar como uma das linguagens da disciplina chamada Artes. “A preocupação agora é com a implementação da lei, pois, para que haja ensino musical de qualidade é necessário instrumentação e qualificação profissional”, explica o secretário.

A lei nº 11.769 foi sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que determina o aprendizado de arte, mas não especifica o conteúdo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maranguape