Lula Morais contesta cassação de vereador de Potiretama

O deputado Lula Morais (PCdoB) contestou, na sessão plenária desta quarta-feira (19/05), a abertura do processo de cassação na Câmara Municipal de Potiretama do mandato do vereador Manoel Cláudio Bezerra Maia – o Claudinho, filiado também ao PCdoB. Para o parlamentar, a ação é um ato de intolerância do prefeito Chico Adelmo e dos vereadores daquele município.c

Lula explicou que a cassação de Claudinho se deve por ele estar sendo acusado de ter praticado atos incompatíveis com o decoro parlamentar, dentre eles: ter feito seleção e incitação de dezenas de pessoas a vaiarem membros da Casa de Potiretama por seus pronunciamentos; tentar ludibriar pessoas e parlamentares com a utilização de textos ultrapassados e uso de seus familiares para apartear parlamentares durante seus pronunciamentos. “Entre os atos que eles consideram incompatíveis com o decoro e desrespeito está o incitamento de pessoas para irem à Câmara. O povo está acompanhando a Câmara”, contestou.

“Claudinho, desde quando morava em Fortaleza, já atuava nos movimentos sindicais. Ele emite opinião, faz contestação”, defendeu. Conforme Lula, a atitude da prefeitura e dos vereadores é de intolerância com a oposição. Ele esclareceu que o vice-prefeito não está conivente com essa ação. Lula ressaltou, ainda, que o vereador Batoré, do PMDB, também está sendo cassado. “O prefeito quer intimidar as manifestações dos populares”, alertou.

De acordo com ele, o PCdoB está organizando um ato político em Potiretama, que vai contar com a presença do senador comunista cearense Inácio Arruda, do próprio Lula Morais, entre outros parlamentares que irão manifestar sua opinião contra a atitude “ilícita” do prefeito. “Essa atitude do Chico Adelmo tenta fazer com que o município tenha uma administração onde não há uma voz contrária com a sua”, disse.

Em aparte, o deputado Artur Bruno (PT) falou da atuação política do vereador Claudinho. “Ele é de luta, combativo. É aguerrido, o povo gosta dele. O que ele está fazendo é estimulando o povo a ir às câmaras municipais. Como Claudinho faz oposição, querem cassar é a voz do povo e não a do vereador”, disse.

O deputado Mauro Filho (PSB) se associou ao pronunciamento de Lula e reiterou a importância da participação do povo nas casas legislativas. ”A Casa tem que manifestar seu repúdio”, disse. O deputado Moésio Loiola (PSDB) também criticou a iniciativa da Prefeitura de Potiretama. Ele considerou a atitude do prefeito Adelmo “extremada”.

Por fim, Heitor Férrer (PDT) falou da importância do assunto. “Quero me alinhar em defesa do Parlamento e da livre atividade do parlamentar. Se essa moda pega e nós cruzarmos os braços vai ter muito prefeito cassando vereador”, disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL

Saiba mais em: PCdoB/CE divulga Moção de Solidariedade a Vereador de Potiretama