Inácio Arruda defende Ficha Limpa no Senado

O senador Inácio Arruda usou a tribuna do Senado, nesta terça-feira (18), para defender o projeto Ficha Limpa. “O nosso partido, o PCdoB, não tem dificuldade nenhuma de votar esse projeto porque seus candidatos já são ficha limpa”, disse, acrescentando que os comunistas votaram por unanimidade na Câmara Federal.”No caso do Senado, não posso dizer unanimemente, porque infelizmente o PCdoB só tem um Senador.

Então, o seu Senador votará esse projeto com a tranquilidade de que não temos nenhum empecilho, nenhum problema. Quanto mais rigor na escolha dos candidatos pelos partidos, melhor para os municípios, estados e para o nosso País”, completou.

Inácio afirmou também, que o PCdoB, tanto na Câmara, como no Senado, vai votar a favor da proposta que recompõe o salário dos aposentados, “uma questão de justiça com esses trabalhadores que se dedicaram ao nosso País”. Segundo o senador, quando aumenta os juros, corrigidos pela taxa Selic, os recursos vão para o exterior. Os títulos ficam nas mãos de bancos e de investidores estrangeiros, que especulam com os títulos brasileiros. Já o dinheiro dos aposentados. majoritariamente fica aqui e é usado para fortalecer à indústria.

Brasil acerta o passo

Ainda do plenário do Senado, Inácio Arruda destacou a situação “especialíssima” em que o Brasil se encontra hoje. “Agora podemos falar em recompor salários de aposentados, ou salário mínimo, que antes era uma migalha e que agora compra alguma coisa. O Brasil acertou o passo e acertou o passo com o trabalhador. Foi exatamente um trabalhador, um operário, que acertou o passo do Brasil. O nosso país estava sendo desmontado.Serviço público, aposentado, operário, nada disso tinha valor. Agora têm e têm valor porque tem emprego”.

Este mês, o Brasil bateu mais um recorde no setor de geração de empregos. “Devemos chegar, só este ano, a 2,5 milhões de empregados com carteira assinada.Isso é um êxito importante para o Brasil. As nossas regiões estão se desenvolvendo. Começamos a ter um projeto mínimo de Brasil, um projeto nacional, um projeto do conjunto da nossa Nação.”

Inácio deu como exemplo, o crescimento da indústria naval, que tinha sido liquidado com o neoliberalismo. O estaleiro de Pernambuco colocou, recentemente, no mar o petroleiro João Cândido. “Diziam que era um estaleiro virtual. Que de lá não saía nada, que ali não se produziria nada. O bravo marinheiro voltou para o mar, no navio de 274,5 m de comprimento, um dos maiores construídos no Brasil. E só daquele tipo vamos construir 49”, ressaltou.

O Brasil retomou vários outros setores da economia brasileira, vários outros programas de grande significado. Cito a indústria naval como um simbolismo, para não enxergarmos só o nosso umbigo, senão ficamos olhando só para nós, só para o nosso interesse, só para a nossa questão mais imediata, e não olhamos o Brasil. Pois um operário olhou o Brasil no conjunto das necessidades da nossa Nação.

Leia aqui a íntegra do pronunciamento

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda