Chico Lopes debate sobre os altos preços da telefonia celular

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados debate esta terça-feira, 18/5, a partir das 14h30min, os elevados preços cobrados pelos serviços de telefonia celular no Brasil.

Atendendo a requerimento do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), a Comissão discutirá com representantes de empresas e órgãos de defesa do consumidor os motivos pelos quais a telefonia celular no Brasil é considerada a quarta mais cara em todo o mundo, de acordo com estudo da União Internacional de Telecomunicações – UIT.

Segundo o estudo, somente Japão, França e Austrália superam o Brasil, em termos de tarifas da telefonia celular. Ao todo, 154 países fizeram parte do estudo.

“Cobraremos das empresas justificativas para esse quadro, que prejudica o consumidor. Também queremos pressionar para que essa realidade se modifique”, afirma o deputado Chico Lopes.

“Não se pode admitir que um País com um mercado dessas proporções, em que já temos mais celulares que telefones fixos, não conte com tarifas mais razoáveis para esse serviço”, acrescenta Lopes. “O resultado disso é um lamentável quadro em que muita gente tem celular, mas pouca gente usa. E em que temos um grande atraso na popularização de tecnologias como o 3G e a Internet por acesso móvel”, denuncia.

Participantes

Foram convidados para a audiência o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, o Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC/MJ, o Presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor – BRASILCON, o Representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, o Presidente do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor – FNECDF e o Presidente da Associação Brasileira de PROCON’s.

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE