Plenária do Mandato Chico Lopes lota Auditório do CRC

Um grande e entusiasmado encontro de Chico Lopes com representantes dos mais diferentes setores sociais. Assim foi a Plenária do Mandato Deputado Federal Chico Lopes, realizada na manhã deste sábado, 15/5, em Fortaleza.

Plenária Lopes 1

Animados, os participantes da plenária lotaram o Auditório do Conselho Regional de Contabilidade para dar sua contribuição ao Mandato, através de sugestões e críticas. E destacaram o sentimento de satisfação com o trabalho desempenhado pelo parlamentar em Brasília e no Ceará.

Reunindo, além de dirigentes e militantes do PCdoB, representantes de inúmeros setores da sociedade, a Plenária foi marcada pela intensa participação popular. Além dos fortalezenses, vários municípios do Interior – Maracanaú, Maranguape, Graça, Horizonte, Caucaia, Sobral, entre outros – levaram seu recado a Chico Lopes, que esteve atento às mensagens de cada participante e às sugestões elaboradas para a continuação do Mandato.

Chico Lopes prestou contas de suas atividades nos três anos e quatro meses como deputado federal. Um vídeo produzido pela assessoria de comunicação do Mandato destacou as principais realizações do parlamentar, em áreas como defesa do consumidor, educação, defesa do trabalhador e desenvolvimento do Ceará. Muitos participantes se emocionaram ao conferir na tela uma retrospectiva do Mandato e lembranças da campanha de 2006, quando Chico Lopes fez um apelo à sociedade, por 150 mil votos para deputado federal.

“Agora é hora de mostrar o que Chico Lopes fez para honrar o seu voto”, destacou o vídeo, que foi distribuído aos presentes, juntamente com um informativo sobre o Mandato e a lista das emendas de Chico Lopes ao orçamento da União, em benefício do Ceará. Em sintonia com o discurso de Lopes, a maior parte dos participantes da Plenária ressaltou a satisfação em contar com Chico como representante cearense na Câmara dos deputados. “Lopes é um federa como deve ser. Quem votou em Chico Lopes não se arrepende”, declarou a prefeita do município de Graça, Augusto Brito.

“Chico Lopes é o deputado que garante investimentos federais para Maranguape”, pontuou o prefeito George Valentim, de Maranguape. “Chico Lopes é povo. É o deputado mais presente. Com ele não tem negócio de horário. Ele tá lá na porta de fábrica, com a gente, em Maracanaú”, ressaltou, por sua vez, Chico Barbeiro, presidente da Câmara dos Vereadores do município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.

A humildade e o jeito simples de Chico Lopes se comunicar, falando a língua do povo, foi outro aspecto bastante destacado durante o encontro. Vários participantes da plenária fizeram questão de registrar que Chico Lopes manteve, em Brasília, suas características de luta pelas bandeiras dos trabalhadores, diálogo direto com o povo e compromisso com as causas populares.

O carisma de Lopes e a afeição popular por ele despertada foram ressaltados em vários depoimentos no encontro, transmitido ao vivo através da Internet, com som e imagens reproduzidos diretamente do auditório, além de mensagens pelo Twitter (chico_lopes).

Representatividade e participação

Reunindo aproximadamente 400 participantes, a plenária alcançou êxito no objetivo de atrair representantes de diversos setores para avaliar o Mandato e dar contribuições quanto à atuação de Chico Lopes. Vários sindicatos, associações de moradores, entidades de bairros e instituições temáticas participaram diretamente do encontro.

Exemplificando esse amplo leque, a mesa dos trabalhos contou com a presença de
sindicalistas como Josenias Gomes, do Sindicato do Asseio, representando a Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – CTB, prefeitos como Augusta Brito e George Valentim (de Maranguape), dirigentes partidários como Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, presidente do Comitê Estadual do PCdoB, e parlamentares do partido, como o senador Inácio Arruda e a vereadora de Fortaleza Eliana Gomes.

O deputado estadual Lula Morais e o advogado Hélio Leitão, nome indicado pelo PCdoB para a campanha majoritária, representaram os pré-candidatos do partido às eleições de outubro próximo.

Política com um sorriso no rosto

Entre outros pré-candidatos do partido, destaque para o humorista Hiran Delmar, criador e intérprete do personagem “Coxinha” e nome que disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará em outubro.

“Minha mãe está aqui, tem 80 anos. Quando era menina, foi aluna do Chico Lopes”, brincou Hiran, conclamando a militância a agregar o humor aos instrumentos de ação política. “É melhor lutar com um sorriso no rosto que lutar com lágrimas”, acrescentou o pré-candidato. "Falta um Coxinha na política, pra tesourar os que não fazem nada pelo povo”.

Popularidade e compromisso

Já o presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, destacou a iniciativa de Chico Lopes em prestar contas do Mandato. “Isso reflete o caráter de um político ligado ao povo. Todos aqui estão alegres, é uma plenária descontraída, e todos saem convencidos do trabalho realizado pelo Ceará, na Câmara dos Deputados”, afirmou. “É uma plenária vitoriosa. As pessoas saem daqui levando o conhecimento sobre as ações do Mandato”.

Também enfatizando a disposição de Chico Lopes em prestar contas de seu Mandato, o senador Inácio Arruda apontou a luta pelo piso salarial dos professores e a defesa de várias outras categorias de trabalhadores como bandeiras essenciais levantadas por Lopes em Brasília. “Com sua energia, com sua garra, com sua capacidade de associar a causa particular de cada cidadão à batalha maior em Brasília, Lopes também foi essencial para dar apoio ao governo do presidente Lula. Como será essencial para a base de apoio da futura presidente Dilma, que vai continuar esse projeto popular no Brasil”.

Chico Lopes: emoção

Emocionado por tantos depoimentos marcantes, Chico Lopes agradeceu a presença de todos. “É uma alegria poder receber tanta gente, para prestar contas do nosso Mandato e construir a sequência do nosso trabalho este ano, com as contribuições de todos. Os elogios, que eu aceito e agradeço, mas principalmente às críticas naquilo que a gente precisa e quer melhorar”, afirmou.

Lembrando sua atuação política desde os tempos de militância durante o movimento estudantil e a resistência à ditadura militar, Lopes reiterou a convicção da escolha pelas causas do povo. “Vi muitos dos nossos irmãos serem presos, torturados, mortos. Mas a luta não foi em vão. Hoje temos a democracia e um presidente que veio do povo. Temos muito a fazer? Temos. Mas conquistamos muito”, reforçou. “O Brasil hoje vive um outro momento de maturidade política. Inclusive para vir a ter a primeira presidente de sua história”.

Homenagem a Cláudio Pereira

O encontro de Chico Lopes com a sociedade também foi dedicado a uma homenagem ao produtor cultural cearense Cláudio Pereira, falecido esta semana. “Estivemos presos juntos, durante a ditadura militar. E Cláudio Pereira, apesar do acidente que sofreu e o deixou em uma cadeira de rodas, nunca deixou de estar presente nas lutas da cultura e do povo”, destacou Chico Lopes. “Cláudio morreu comunista, morreu acreditando na luta do povo. Deu uma grande contribuição à cultura do Ceará e do Brasil. Merece toda a nossa homenagem”.

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Comunicação – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE