Lula Morais critica posição do senador Tasso Jereissati

O deputado Lula Morais (PCdoB), em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (13/05), criticou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) por não reconhecer grandes investimentos que estão sendo feitos no Ceará e no Nordeste pelo Governo Lula.

Citando a coluna Política, do jornalista Fábio Campos, publicada no jornal O Povo de 12 de maio, Lula Morais referendou que o senador tucano, em quase oito anos de mandato, tem frágil inserção nos debates do Ceará e fez a questionável opção política de “não entrar de cabeça” no debate das eleições locais.

Segundo o deputado, Tasso disse que não existe uma política consistente de longo prazo para o Nordeste. “Ora, ele não reconhece investimentos em infraestrutura como a Transnordestina, a usina de regaseificação no Porto do Pecém, a interligação de rodovias e gasodutos e a ampliação das universidades federais? Estes são alguns dos instrumentos de política de desenvolvimento regional importantes na atualidade. Se Tasso, como senador da República representando o Ceará, desconhece estes instrumentos, não sei se tem desdém com a política ou se é um desconhecimento de má-fé apresentado para a população”, afirmou.

Em aparte, o deputado Marcos Cals (PSDB) saiu em defesa do senador tucano lembrando que quando Tasso foi governador articulou, por exemplo, a instalação de uma Zona de Processamento das Exportações (ZPE) para o Ceará. “A refinaria e a siderúrgica também só são possíveis por conta do Porto do Pecém, uma obra do governo Tasso. Dizer que ele não foi um grande benfeitor é desconhecer a nossa história”, disse.

O deputado Lula Morais reforçou que não desconhece a importância de obras passadas como o Castanhão e o Porto do Pecém, mas que repercute a falta de participação do senador tucano no debate da atualidade. “Não disse que Tasso não fez nada no passado. Disse que ele não participa da atualidade política ao afirmar que não há projetos de desenvolvimento regional, apenas programas como o Bolsa Família. Ou é falta de conhecimento ou de reconhecimento da realidade. Afirmar que não há política de desenvolvimento é agredir a inteligência dos cearenses e dos nordestinos”, finalizou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL