Cebrapaz: Fortaleza apoia ato contra Bases Militares Estrangeiras

Os frequentadores da Praça do Ferreira, coração da cidade de Fortaleza, puderam assistir e participar nesta quarta-feira (12), de ato público em apoio à campanha "América Latina é de Paz — Fora Bases Militares Estrangeiras", lançada nacionalmente pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz).

Dezenas de lideranças do movimento organizado se revezaram ao microfone durante o ato, esclarecendo a população sobre os objetivos da campanha e convidando a todos a apoiarem essa luta que pretende barrar a política militarista de guerra do imperialismo e a ameaça de instalação de novas bases estrangeiras em nosso continente.

De acordo com Teresinha Braga, Coordenadora do Cebrapaz-CE, que conduziu o ato, a manifestação foi de grande importância, uma vez que congregou várias representações do movimento social numa demonstração da justeza da campanha. “Pretendemos envolver o nosso país e os demais países da America latina num grande movimento de resistência a essa ingerência militar dos Estados Unidos em nosso continente”, afirma Teresinha, acrescentando que “o Ceará dá um passo firme e adiante nessa luta e o Cebrapaz do Ceará se propõe a ser um aglutinador desse anseio de liberdade na América Latina, aqui no nosso estado”.

Para a presidente da União Brasileira de Mulheres-secção Fortaleza, Francileuda Soares, as mulheres devem estar atentas e mobilizadas na luta contra o projeto imperialista de promover a guerra, pois segundo a dirigente, “as mulheres e seus filhos são as maiores vítimas das atrocidades das guerras”. Já Luciano Simplício, Secretário Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB, reforçou a necessidade do conjunto dos movimentos “colocarem esse debate na ordem do dia e a campanha nas ruas”.

Materiais de divulgação da campanha foram distribuídos e assinaturas foram coletadas em abaixo-assinado que pede o fim da instalação de bases estrangeiras na América Latina e no Caribe. As assinaturas serão entregues a entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Congresso Nacional brasileiro.

Em apoio à campanha falaram ainda representantes da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, do gabinete do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) e do Centro de Apoio e Referência da Mulher.

De Fortaleza,
Daniele Cavalcante